sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Joyeux Noel!



Olha só como ficaram a Galerie Lafayette e a Printemps enfeitadas para o Natal! Eu adoro essa época justamente por causa das decorações das lojas, ruas e casas! Aqui em Paris, a gente não vê nada nas varandas e janelas, mas em compensação, as lojas capricham no visual! E nas ruas? Tudo cheio de luzinha!! A Champs Elysée fica um deslumbre!!! As fotos não estão muito boas mas dá para se ter um idéia.

































FELIZ NATAL!

Volto com mais fotos da Champs Elysées assim que eu tirar!



quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

España!



Gente, hoje vou falar um pouco (ou muito) sobre a Espanha, um país que eu tenho no meu coração e que acho que muita gente não tem nem ideia de como ele é bonito e diferente! Para quem não sabe, eu morei um ano em Madrid, de 2007 a 2008. Fui para lá fazer um mestrado e foi a minha primeira grande experiência sozinha e fora do país. Eu já tinha passado um tempo nos EUA, mas foi diferente porque tinha ido a turismo mesmo, no clima de conhecer um monte de coisas, sabe? Dessa vez não, fui para morar e estudar.

Escolhi a Espanha porque os dois melhores países para Comunicação na época eram lá e a Inglaterra (sendo que a Inglaterra era o melhor). Aí pensei: "Caramba, a Inglaterra deve ser muito diferente do Brasil, aqueles fog e frio tradicionais ingleses durante todo o ano... ah isso não é para mim não!" Esse pensamento aliado ao fato de que eu queria melhorar o meu espanhol - que na época era pior que o meu inglês - foi o que me deu a solução para o dilema. Comecei então a procurar universidades na Espanha que tivessem um curso de meu interesse (o site http://www.becasmae.es/ é perfeito porque tem a relação de todas as universidades e cursos do país e ainda oferece bolsas de estudo). Lógico que fiquei muito na dúvida entre Madrid e Barcelona, mas no final, com medo do catalão, escolhi Madrid. Hoje posso assegurar que foi a melhor escolha possível. Acabei descobrindo uma cidade linda, que foi muito além de todas as minhas expectativas!

A Espanha é um país incrível e como morei lá, tive mesmo a oportunidade de conhecer muitas cidades; por isso, recomendo, sim, que todos conheçam seus encantos! As igrejas da Espanha são sem dúvidas as mais bonitas de todos os países europeus que conheci - é verdade que ainda não conheci Portugal, mas os templos espanhóis não perdem nada para os templos italianos e dão de mil a zero nos franceses. A gastronomia também é uma atração a parte: a comida é muito, muito boa, mas atenção, bem gordurosa!Bom, mas como tudo que é bom engorda, aproveite! Na Espanha conheci e comi o melhor presunto da minha vida, o jamon Pata Negra! Caríssimo, mas tão gostoso quanto caro! Vale a pena pelo menos uma porção! E as paellas? Ai Jesus!!! Bom demais! E tem o esquema dos bares de tapas. Sempre que você vai a um bar desse tipo, você pede uma cerveja (caña) e acaba ganhando um aperitivo daqueles! Camarãozinho frito, jamón, salgadinhos, queijos (que são as tapas)! Fico com água na boca só de lembrar! A Espanha é uma ótima opção para lua de mel, porque é um país muito rico em paisagens, entretenimento, história, cultura e culinária, e ainda por cima, nós brasileiros descobrimos lá muita coisa em comum com o Brasil.

Vou falar um pouco de cada lugar que eu visitei e isso pode servir também como idéia de roteiro, mas começarei falando de Madrid, uma capital verdadeiramente europeia e desenvolvida, ao contrário do que muita gente pensa. Uma cidade limpa, com uma arquitetura maravilhosa e um sistema de transporte que impressiona qualquer um! As atrações turísticas são muitas e vale a pena comprar um livrinho com todas as informações para se aproveitar ao máximo! Eu, como moradora, tenho o meu lugar preferido da capital, que é o parque El Retiro. Uma coisa, gente!! Lindo de viver!!! Ah, e para as compras, a cidade é ótima também! Tem um outlet divino chamado Las Rozas Village. O shopping é imperdível e de fácil acesso de ônibus! Madrid tem muitas coisas para ver: palácios, jardins, monumentos e, é claro, excelentes museus (entre muitos outros, destaco o Prado, que é enorme e divino e, entre tantas raridades, tem os mais importantes trabalhos de Goya e Velazques; o Reína Sofia, que tem um acervo impressionante de Picasso, incluindo a master piece Guernica, e também o Thyssen Bornemisza, uma coleção pessoal que foi transformada em museu).

Nos arredores de Madrid estão localizadas cidades pequenas lindas! Vale a pena separar uns dias para conhecer Toledo, Segóvia, Ávila e Salamanca! Pega-se o trem de Madrid e em, no máximo, 2 horas chegamos nesses destinos! São passeios imperdíveis!

Barcelona: é uma capital mundial! Tem gente de todas as raças, cores, naionalidades e religiões. A cidade é uma mistura incrível! A mistura também se reflete nas opções de entretenimento e cultura! Barcelona tem também muita coisa para se fazer, mas na minha opinião não é melhor nem mais bonita que Madrid... Lógico que vale a pena conhecer! Muitos museus também  (eu destaco os do Salvador Dali - em uma cidadezinha do lado de Barcelona, do Picasso, e do Joan Miró) e uma arquitetura simplesmente maravilhosa de Gaudi espalhada pelos prédios e parques da cidade! O Parque Guell, a Sagrada Família, a Pedrera e a Casa Batlló são os lugares mais visitados. Muita coisa para fazer à noite, muitos restaurantes e muitas boites! A estrutura de transportes também é muito boa e depois das Olimpíadas de 1992, a cidade ficou ainda melhor! Barcelona é muito legal, gente!

As ilhas Baleares: quem nunca ouviu falar em Ibiza? Ibiza é umas das três ilhas Baleares e era a de que mais já tinha ouvido falar. E como eu já tinha ouvido muitoooo a respeito, eu cismei que ia - e fui! É lógico que eu e o Leo fomos atrás das festas mundialmente conhecidas, mas quando chegamos lá, tivemos uma das maiores surpresas das nossas vidas: a ilha tem praias mais do que maravilhosas que competem pário a pário com Caribe e Grécia! Podem acreditar! É lógico que as discotecas e festas também são inigualáveis, mas é possível sim ir a Ibiza para aproveitar as praias! Depois de Ibiza partimos para Palma de Mallorca, que tem praias divinas também (no mesmo nível de Ibiza), mas não tem tanta gente jovem e tanta agitação. Existe ainda a ilha Palma de Minorca, que nós não conhecemos, mas que se Deus quiser eu vou conhecer! Se você está na Espanha e procura praias lindas e muita diversão, não deixe de passar nas ilhas Baleares, você pode ir direto de Barcelona de avião ou de barco!

O Sul da Espanha: tenho uma grande amiga que mora em Córdoba, no sul da Espanha e por isso fiquei com muita vontade de explorar os arredores. Também já tinha ouvido falar muito dessa região espanhola de praias muito bonitas e arquitetura imcomparável!

  • Começamos por Córdoba, uma cidade pequenina mais cheia de charme. Córdoba é um retrato do sul da Espanha e apresenta muitas características arquitetônicas das colonizações romanas, mouras e finalmente árabe. Jardins e templos maravilhosos, dos quais destaco a maior mesquita da cidade (sustentada por colunas e arcos, possui ainda inscrições em ouro nos seus mosaicos), que hoje em dia é uma igreja católica, e ainda o Alcazar de los Reyes Cristianos. Córdoba é uma cidade pequena com um centro histórico lindo mesmo e com muitas atrações para se conhecer, um dia é muito pouco para a cidadezinha, acho que o idel seriam uns 3 dias.

  • Granada: é em Granada que está Alhambra, um palácio dentro de uma fortaleza com características da arquitetura muçulmana. É uma construção grandiosa que chegou a concorrer para uma das sete novas maravilhas do mundo, mas não ganhou - e eu não entendo porquê. Alhambra mostra os elementos mais famosos da arquiteura islâmica e é realmente uma visita imperdível. O lugar é lindo demais! Separe pelo menos umas 6 horas de visita para conhecer tudo com calma, inclusive os jardins, que são uma maravilha. Granada também tem outra atração turísica que é o bairro de Albaicín, que fica em cima da montanha,  em frente a Alhambra e é formado por ruas estreitas e casas brancas. Do bairro se têm as melhores vistas de Alhambra e também de Sierra Nevada, conhecida serra espanhola onde estão algumas estações de esqui muito populares no inverno. O bairro é uma gracinha e as vistas são divinas.

  • Sevilla: esta cidade também teve a mesma colonização que as outras acima e por isso a arquitetura é tão bonita quanto! Sevilla, no entanto, é bem maior e por isso tem mais cara de cidade grande. Fiquei pouco tempo, mas lembro que dei uma boa andada pelo centro e tem realmente coisas muio bonitas. Destaque para a Catedral e a Praça de Touros! Lindas demais!

  • Málaga e Marbella: Málaga também tem como principal atração uma alcazaba, uma fortificação muito bonita, em cima de uma montanha, com uma linda vista para o mar, por ser em cima de uma montanha. Na verdade o que existem são algumas partes da fortificação que ainda estão em pé, os jardins e algumas ruinas. É bem legal. Já Marbella, a parte que eu conheci, não achei nada demais. A cidade é conhecida por seu um balneário de luxo espanhol, mas a praia em si é horrível.

  • Cádiz: linda demais! É uma uma província com vários municípios que têm praias maravilhosas! O centro histórico de Cádiz é, em si, muito legal tb, com uma catedral que merece ser vista! Entre os municípos, dos que eu fui e gostei (porque aproveitei bem as praias), acho que merecem uma visita: Tarifa, Zahara de los Atunes, Conil de la Frontera, Vejer e Barbate. Essas praias lembram muito as praias do nosso litoral sudeste e nordeste! Grandes extensões de areias brancas e fofas e uma água limpa com uma cor muito parecida com a das nossas praias!
Em função da enorme quantidade de praias existentes no país, aconselho viajar para a Espanha no verão, nos meses de junho a setembro! No sul do país, julho e agosto podem ser até quentes demais (as temperaturas podem passar dos 50 graus), mas junho e setembro já são ideais para um tour na região. Entretanto, se você não se importar com calor, vá mesmo nos meses da alta temporada, julho e agosto, que é quando as ilhas baleares estão bombando!

Vou postar fotos desses lugares no próximo post!







    Indispensável



    Estava pensando em um roteiro legal para Paris. Ai, só de pensar já fico cansada! É que aqui tem tanta coisa para fazer que, quando você para para fazer um roteiro, chega a dar desânimo hahaha

    Bom, vou colocar aqui um roteirinho básico, já admitindo que tem muita coisa fora dele, porque eu acho que nem que eu morasse aqui muitos anos, eu conseguiria descobrir tudo o que essa cidade tem para oferecer. Por isso, as minhas dicas são para o circuitão mesmo e tenho certeza de que isso é mais do que o suficiente!

    Um dia inteiro para o Museu do Louvre seria o ideal. O lugar é enorme, lindo e cansa demais! Se você estiver com tempo, reserve sim um dia inteiro só para ele; mas, se não tiver tempo, divida o seu primeiro dia entre Louvre e musée d'Orsay (que é frente ao Louvre). Vai ser super cansativo, mas como é o primeiro dia pode ter certeza que você vai no embalo e só vai sentir que está para morrer quando chegar no hotel. Você vai ficar com a sensação de que não viu quase nada do Louvre, mas mesmo se tivesse ficado o dia inteiro lá, a sensação seria parecida. Para otimizar o seu tempo, é muito importante pegar o mapinha com a relação de todas as obras de arte que estão em exposição e fazer uma pré-seleção. Dessa maneira você vai direto aos pontos de seu interesse!

    Um dia para andar ali pela região do Jardin de Luxembourg, a Boulevard Saint Michel, a Sorbonne, o Pantheon e a Notre Dame. Dá para fazer tudo isso em um dia com bastante tranquilidade porque é tudo bem pertinho. Aproveite para almoçar no Quartier Latin, uma região super badalada de Paris (do lado da Notre Dame e da Saint Michel) com restaurantes e lojinhas bem interessantes!

    Um dia para ir à Sacre Coeur e andar ali por Montmartre, aproveitando para ir no mudeu do Salvador Dali (que eu ainda não conheço). O museu é na parte alta do bairro, bem pertinho da igreja, onde também tem uma praça bem charmosinha cheia de artistas que desenham seu retato! Muitos turistas levam esses retratos como uma lembrança tradicional de Paris. Nas andanças pela parte baixa do bairro, vá até o Moulin Rouge. Atenção nessas ruas é sempre bom, o bairro não é dos melhores e as ruas estão cheias de casas de prostituição. Eu desaconselho ir sozinho durante a noite.

    Um dia com o seguinte trajeto: Visitar a Madelaine (igreja), andar a até a Concorde, passear pelo Jardin des Tuleries e finalizar o dia visitando as lojinhas chiquerérrimas do Palais Royal (ao lado do Louvre).

    Outra jornada para Grand Palais, Petit Palais, Pont Alexandre III e Les Invalides. Entrem no museu dos Invalides, não entrem só para ver o túmulo de Napoleão. O museu tem um acervo da primeira e segunda guerras impressionante! Vale a pena dizer que, na igreja dos Invalides, todo domingo, tem uma missa muito bonita com os próprios inválidos, sobreviventes da segunda guerra que marcam presença na cerimônia.

    A torre! A torre, é lógico, que é visita obrigatória! Acho legal começar pela vista do Trocadero, que na minha opinião tem a vista mais bonita do monumento. De lá, pode-se descer pelos jardins de mesmo nome, cruzar a ponte em frente, passar por baixo da torre e passear pelos jardins de Champs de Mars, de onde também se pode tirar fotos lindas! No fim desse jardim, está a Ecole Militaire, um prédio bem bonito que vale uma foto. Depois de explorar toda essa área em volta da torre, você vai entrar na fila para subir. A fila quase sempre é longa (para quem quer ir de elevador) e demorada, mas vale a pena, gente! Lá em cima a vista de Paris é linda, linda, linda! Depois disso, dependendo da hora, acho legal descer da torre e tentar pegar o barquinho para fazer o tour no Senna à noite (ou até mesmo o jantar em um bateau mouche)! As vistas são lindas. Paris à noite é uma coisa... Não é a toa que é chamada de Cidade Luz!

    O dia das compras! Comece o dia pelo Arco do Triunfo e dali ande pela Champs Elysées até chegar na avenue Montreau, babe bastante as virtrines chiquerérrimas dessa rua! Siga para fazer um turismo no L'Opéra (que é um dos prédios mais bonitos da cidade!) e saindo dali, vá direto para as Grands Magasins, que estão em frente! Aproveite para almoçar no restaurate do último andar da Printemps e apreciar os vitrais lindos que cobrem o teto do lugar! Depois, Galerie Lafayette! Com uma arquitetura linda também e muita coisa para comprar!

    Mais um dia para museus! Ficaram faltando ainda o museu do Picasso, do Rodin e o Centro George Pompidou. Tire um dia para ver esses museus que valem muito a pena! Tem também o Instituto do Mundo Árabe, que eu estou louca para ir! Todo mundo fala maravilhas desse lugar.

    Olha só, já se passaram oito dias de turismo intenso e ainda faltam algumas coisinhas que eu acho interessantes. Acho que a maioria dos turistas vêm para ficar uma semana e o meu roteiro já estorou esse número de dias. Mas é que aqui tem muita coisa mesmo, gente.. Nas minhas contas ainda ficaram faltando a Torre de Montparnasse (que tem uma linda vista da cidade e um restaurante muito legal lá em cima), o novo Arco do Triunfo, também conhecido como Grand Arch, localizado no centro comercial e moderno de Paris, La Defense, e ainda o Chateau de Versailles, que é lindo e merece uma visita! Acho que se eu fosse cortar algum dia do roteiro acima para podermos colocar pelo menos Versailles na viagem, cortaria o dia da Madalaine, Tuleries e Concorde. Não é que cortaria, mas encaixaria cada uma dessas atrações no fim ou no começo dos outros dias.

    É puxado mesmo gente! Vir à Paris é uma maratona!! Não é viagem para descansar, é para cansar!! Mas é tudo muito lindo e tenho certeza de que vale muito a pena! Paris é realmente uma das mais belas cidades do mundo...


    sexta-feira, 20 de novembro de 2009

    Sou chique bem!


    Depois de ter comentado, no post anterior, sobre as lojinhas de rua que vendem verdadeiras delícias, agora vou falar sobre os restaurantes chiquetérrimos!!! Por causa do trabalho do Leo, tivemos a oportunidade de conhecer alguns restaurantes tops de Paris. Fico sempre tensa quando vamos a um, porque é tão chique gente, que eu sempre acho que não vou saber comer alguma coisa ou que vou fazer alguma besteira, do tipo quebrar um copo (que na maioria das vezes são de cristal) ou errar na hora de usar os talheres, sei lá. Indico todos os restaurantes que fui porque além dos pratos gostosos e lindos (obras de arte praticamente), todos são charmosérrimos e tipicamente franceses. Olha, mas quero avisar: são todos caríssimos, tem que estar com dinheiro no bolso! Um prato fica na média de 100 euros e por isso são restaurantes para ocasiões especialíssimas!! Então vamos por ordem:

    Taillevent

    Quando entrei nesse restaurante me senti no filme "Um Tira da Pesada", na cena em que o Eddie Murphy entra em um restaurante exclusivo de Beverly Hills para tentar prender um criminoso da alta sociedade. Não sei se vocês lembram dessa cena, mas o restaurante era um local todo entapetado, com obras de artes penduradas nas paredes, talheres de prata, copos de cristal e aqueles lustres enormes e lindos pendurados por todos os lugares. Pois é, o Taillevent é exatamente assim. O restaurante é lindo por si só, o chef vem em pessoa falar com você para dar sugestões, os garçons são super simpáticos e o resultado disso tudo é que a gente se sente muito importante! A comida maravilhosa, uma delícia, mas sempre em pouca quantidade. Vou fazer um parênteses aqui: o francês come de tudo um pouco, mas é um pouco mesmo! Um aperitivinho, uma entradinha, um pratinho principal, uma sobremesinha, um queijinho e assim vai... Não são que nem nós brasileiros, esganados por natureza, são chiques até na hora de comer, e talvez por isso sejam magrinhos. No entanto, acreditem, a gente sempre sai satisfeito dos jantares. Voltando para o restaurante, vale a pena, é lindo e delicioso!

    http://www.taillevent.com/taillevent.php
    15, Rue Lamennais
    75008 Paris, France
    +33 1 44 95 15 01


    Laurent

    Ai meu Deus! Esse restaurante é daqueles que você deve ir na primavera, verão ou até mesmo início de outono. Isso porque ele tem sim um espaço interno, lindo e maravilhoso, mas tem um jardim divino! E para aproveitar o jardim, não pode estar fazendo aquele frio descomunal né? As mesas ficam espalhadas na parte externa, que tem vários planos e várias esculturas de arte espalhadas pelo espaço. É um estilo totalmente diferente do Taillevent, justamente pelo seu jardim, mas é tão chique quanto! Sabe aquele restaurante para ir num almoço de um domingo ensolarado ou no fim de um dia de verão. Então? Esse é o Laurent. Comida maravilhosa também e atendimento divino. Fica em um daqueles jardins do início da Champs Elysées, mas é todo murado, por isso quem tá de fora não vê nada. Está mais do que aconselhado!

    http://www.le-laurent.com/
    8, Avenue Gabriel
    75008 Paris, France
    +33 1 42 25 00 39


    Le Violin d'Ingres

    Gente, esse é uma gracinha. Foge do ar sisudo dos outros e é bem mais moderno! Talvez por não ser tão clássico, não seja tão caro, é bem mais acessível para nós, simples mortais! Mas é uma coisa de bom! os chefs de lá são renomadíssimos e aí é lógico que a comida é maravilhosa. O atendimento também é ótimo. Gostei muito e está mais do que recomendado, mas como já falei, não tem aquele luxo todo dos outros acima.

    http://www.leviolondingres.com/eng_ambiance.htm
    135, Rue Saint-Dominique
    75007 Paris, France
    +33 1 45 55 15 05


    La Grande Cascade

    Esse restaurante também é um deslumbre. Ele fica no meio do Bois de Boulogne e é um lugar super tradicional que antigamente, por se localizar no meio do bosque e ser um lugar tranquilo para passeios, era muito frequentado pelo imperador Napoleão III. Depois em 1900, na Exposição Universal, foi transformado em restaurante e ninguém menos que Gustave Eiffel - ele mesmo, o próprio criador da torre - fez a sua fachada. Com todo esse histórico, podemos imaginar o que é e quanto custa esse restaurante. Pois é, é um deslumbre mesmo. O lugar tem às suas costas o Bois de Boulogne e à sua frente um jardim lindo. Lá dentro é um show à parte: lustres maravilhosos, mesas super bem postas, todo envidrado para podermos aproveitar a paisagem e lustres e flores espalhados por todos os cantos. Nós ainda ficamos numa sala reservada! Vê se eu posso com isso??!!! Chiquerérrimo! Comida maravilhosa e atendimento excepcional. Como nesse restaurante eu e o Leo fomos os primeiros a chegar, consegui tirar umas fotos com o iphone! Pobre é uma desgraça hahah fiquei fotografando o restaurante inteiro e todo mundo me olhando com uma cara que vocês precisavam ver! Não to nem aí, eu que não ia deixar de fotografar!!!

    http://www.grandecascade.com/
    Allée de Longchamp, Bois de Boulogne
    75016, Paris, France
    +33 1 45 27 33 51


    Bristol

    Acho que todo mundo já ouviu falar do hotel Bristol né? Super renomado, chiquetérrimo e caríssimo. Pois ele tem um restaurante que é tal e qual o hotel. O restaurante fica em um salão fechado, logo após o hall de entrada. Ao lado do restaurante tem um bar, que já vale muito a pena pelo charme, uma coisa! Então, voltando para o restaurante, esse é mais um dos sofisticadíssimos e ainda com um chef que é banbanbam daqui de Paris. Mas tem uma coisa que me chamou atenção desse lugar que foi a quantidade de coisinhas que comemos, porque para cada prato que a gente pedia, o restaurante oferecia alguma outra coisinha. Eu vou confessar que eu não tenho a menor idéia do que era a maioria das coisas, mas estava tudo uma delícia e muito lindo também. A apresentação dos pratos é uma atração à parte nesse restaurante. Juro que não dá vontade de comer, e sim olhar, porque os pratos parecem pinturas... Para ter uma idéia, as sobremesas eram todas (pelo menos as que a gente pediu) decoradas a fios de ouro. Imagina isso, eu comendo ouro? hahahah Esse povo daqui gosta de uma extravagância mesmo! Eu já tinha bebido ouro - num lançamento de um champagne aqui mesmo em Paris - mas comer foi a primeira vez. Não tem gosto de nada... Além disso tem sempre uns cinco garçons rodeando a mesa para saber se está tudo bem. Quando a gente chega, somos praticamente recebidos por uma comissão de funcionários... Ah e no final, eles oferecem balinhas e chocolates aos clientes, ainda na mesa, depois da sobremesa, de uma maneira super chique, lógico. Não fiquem pensando nas balinhas de churrascarias do Brasil não, é outra coisa gente, outra coisa mesmo... Esse restaurante é realmente inesquecível!

    http://www.hotel-bristol.com/default.htm
    112, Rue de Faubourg Saint-Honore
    75008, Paris, France
    +33 1 53 43 43 00

    Essas experiências marcaram definitivamente a nossa estada aqui e vão marcar as nossas vidas para sempre!! É verdade que sempre tem uma tensão na hora da chegada e na hora de escolher os pratos -porque eu nunca entendo direito os cardápios, que além de serem em francês, têm comidas com nomes muito rebuscados - mas depois que a noite acaba fica uma sensação de que essa foi mais uma grande oportunidade!

    É bom lembrar que quem quiser e puder aproveitar esses restaurantes tem que reservar com antecedência! E outra coisa: esqueçam o mal humor tipicamente francês porque nesses lugares você paga mais do que caro, mas também é mais do que bem atendido!

    Aí embaixo, estão as fotos que tirei do La Grande Cascade!

















    Pequenas delícias




    Depois de muito tempo sem escrever, voltei! E voltei para falar de culinária!! Acho que todo mundo já ouviu falar sobre a comida francesa né? A reputação da culinária daqui é mundial e realmente faz juízo à fama, porque as especiarias são divinas! Foi aqui que eu realmente entendi a expressão "comer com os olhos". Vou escrever dois posts sobre a culinária francesa, e o primeiro será esse aqui, no qual vou descrever um pouco as lojinhas de rua de Paris que vendem pequenas delícias!

    As boulangeries e patisseries são sem dúvida as que mais chamam atenção pelo colorido e a diversidade de doces e pães nas vitrines! É uma coisa de louco, gente! Quando eu cheguei, achei que fosse engordar uns 20 quilos só por conta dos doces e pães. Tem uma patisserie e/ou boulangerie a cada esquina o que deixa a fuga dessas tentações quase impossíveis! Quem vier à Paris, tem que se esbaldar nessas lojinhas, nada de regime!! Tem que aproveitar mesmo gente!!











    As lojas que vendem frutas também são uma coisa!! A gente que vem do Brasil acha que não existe no mundo lugar que tenha frutas tão boas como temos na terrinha, mas eu estou aqui para desmentir isso!! Lógico que não temos aqui aquelas mangas maravilhosas, os caquis deliciosos e até mesmo as frutas de conde que eu amo. Entretanto, em compensação, na primavera e no verão, a oferta de frutas vermelhas é absurda... Amoras, framboesas, morangos, groselhas, cerejas... Gente, as frutas vermelhas daqui são as melhores do mundo!!! Uma vez estávamos de carro passeando pelo sul da França e vimos uma barraquinha dizendo: "frutas frescas diretas do produtor". Isso era no meio de uma estradinha deserta, quase sem movimento, mas a barraquinha estava lotada! Lógico que paramos para conferir e o resultado foi que naquele dia comemos as melhores cerejas e os melhores morangos das nossas vidas! Doces, suculentos e lindos, vermelhos, exuberantes!






    E os queijos, pessoas?? Aqui tem lojas que só vendem queijos, que apesar do cheiro (quem não é francês odeia o cheiro dos queijos) são lindas pelos mil tipos de queijos que vendem! É muito queijo!! Todas os tamanhos, cores e formas. É queijo de tudo quanto é tipo de animal: cabra, ovelha, vaca... Só vendo mesmo.






    Que delícia né gente? Isso realmente é uma parte muito boa de se morar em Paris! Eu e Leo estamos tentado ao máximo aproveitar tanta fartura!! Vida chata essa... hahahah





    quarta-feira, 4 de novembro de 2009

    Atenção Noivinhas!!!




    Gente, não sei se vocês viram o artigo que saiu no G1. A loja Tutti Sposa, na Tijuca, foi condenada na justiça por entregar a uma noiva o vestido em um tamanho menor e ainda por dizer que o problema era do corpo da noiva e não da loja. Que absurdo!! Comentei o fato com algumas pessoas e acabei descobrindo que a loja já deu dor de cabeça a muitas noivas!!!  Imagina o desespero que a menina sentiu quando foi fazer a última prova, faltando pouquíssimo tempo para o casamento, e o vestido quase não entrou?! Deus me livre!! Essas histórias são boas para nos fazer prestar bastante atenção antes de fechar contratos com profissionais e lojas que não conhecemos.. Devemos sempre conseguir referências e indicações para ficarmos mais tranquilas e evitarmos incidentes de última hora!

    Ah! Parabéns para a noiva Gabriela de Souza Paterman que correu atrás dos seus direitos, entrou na justiça e ganhou a causa! Leiam a matéria aqui.




    sexta-feira, 30 de outubro de 2009

    Em qual igreja??



    Voltando ao assunto casamento, hoje vou falar da escolha da igreja!

    O Leo estudou no São Bento, aliás todos os seus irmãos, então já estava óbvio que íamos nos casar lá, o que para mim era um verdadeiro sonho! Mas como o São Bento estava - ainda está - em obras, fiquei preocupada - ainda estou - em entrar na igreja com andaimes por cima da minha cabeça... ai, já imaginaram? De jeito nenhum eu ia querer isso! Por esse motivo, rodei o Rio atrás de igrejas como garantia, mas pasmem, quase todas já estava com a data de 04/12/2010 cheia! Nessas horas eu penso que eu não sou a única maluca que prepara um casamento com mais de um ano de antecedência. Então, vamos à lista (por ordem de preferência!):

    Mosteiro de São Bento: não é porque é a minha não, mas sempre amei de paixão essa igreja. Um luxo só! O único problema é que a igreja é cheia de poréns.. não pode isso, não pode aquilo... mas mesmo assim, resolvi fazer lá, acho tão linda que vale a pena obedecer a todas as regrinhas!

    Outeiro da Glória: desde que me entendo como gente, eu falo: "vou me casar no Outeiro da Glória". E queria muito mesmo, acho aquela igreja linda. Pequenina mas cheia de charme e ainda com um visual de babar! Acho chiquerérrimo casar lá! O preço é puxado, mas na minha opinião vale a pena!


    Nossa Senhora de Bom Sucesso: linda também gente! Faz um estilo tipo São Bento, com uns afrescos dourados, sabe? Toda florida fica a coisa mais linda... essa era uma das que já estavam cheias na minha data...

    São Francisco de Paula: chiquerérrimaaaaaa, linda e deslumbrante. Ela é a escolhida de 10 entre 10 figuras da sociedade carioca. É linda mesmo gente, mas é para casamentos maiores, porque a igreja é grande! O último casamentaço que aconteceu lá foi o da Stephany Brito. Ah, tenho que abrir um parênteses para dizer que a decoração lá deve sair uma baba, caríssima, porque a igreja é realmente enorme!

    Nossa Senhora das Graças: escondidinha, numa entradinha no meio da São Clemente. Eu nunca soube que ali tinha uma igreja, mas tem e é uma coisa de linda! Fica numa colininha a uns 300 metros da rua e aos pés do Cristo Redentor! Apesar de ter um estilo totalmente diferente das que eu falei acima, ela é uma graça, simples, mas super romântica e com uma imagem de Nossa Senhora no altar impressionante! É pequenina mas muito acolhedora e eu tive a nítida impressão de ela ser realmente abençoada pelo Cristo Redentor!

    Nossa Senhora do Brasil: uma fofurinha! Tem um estilo mais simples também, mas é linda, linda, linda. Pequenina, aconchegante e com a vista deslumbrante da enseada de Botafogo. Faria o meu casamento lá facilmente!

    Igreja da Reitoria da UFRJ: é bonita, mas fica linda mesmo depois da decoração! O que eu amei foram as escadas que levam à igreja! Uma escadaria enorme, com tapetão vermelho e cheia de flores! Acho que as fotos ali devem ficar ótimas e deve dar um efeito daqueles a noiva subindo as escadas!

    Nossa Senhora da Luz: no Alto da Boa Vista, eu visitei duas igrejinhas. Uma delas é essa, linda, rústica, pequenina, mas muito romântica. O padre foi uma simpatia com a gente e eu gostei muito mesmo de lá! Também fica numa colininha! Ai, muito linda gente!

    Santo Cristo dos Milagres: linda também! no estilo da Nossa Senhora da Luz, bem dentro da mata atlântica e com um visual lindo da floresta. Eu juro que me senti praticamente em Itaipava! E dizem - inclusive o Leo que foi padrinho de um casamento lá - que o padre da capela, o padre Navarro, é um espetáculo. Dizem que ele fala cada coisa linda e a cerimônia fica super emocionante!

    Santa Ignez: é uma das mais concorridas do Rio e todo mundo já tinha me falado muito bem dela, mas quando cheguei me decepcionei um pouco. É sim uma gracinha e muito fofinha, mas não tanto quanto as outras que eu vi!

    E aí? gostaram do relatório? Todas essas igrejas/capelas são lindas, cada uma no seu estilo e com o seu charme único! O importante é ficar apaixonada pela igreja e no momento em que estiver lá dentro, se imagina entrando pela nave linda e maravilhosa!




    terça-feira, 27 de outubro de 2009

    Miscelânea



    FRIO DEMAIS!
    Há muito tempo não escrevo, mas é porque estou numa correria aqui! Estamos com um problema na água quente do apartamento e isso está nos tirando do sério.. O inverno ainda não chegou mas já estamos passando frio no hora do banho. O nosso banheiro é dentro do quarto e não tem porta, só uma cortina decorativa que obviamente deixa passar um vento que congela. Mas até então a água bem quente dava uma disfarçada na friaca, só que agora a água não está tão quente então estou prevendo problemas, frio e gripes no inverno!! Vamos ver o que vai acontecer!

    BRASIL OU ANGOLA?
    Com a Globo Internacional, estou me sentindo bem mais próxima do Brasil, mas também de ... Angola! hahah sério, 90% dos comerciais são destinados para os angolanos... E tem muito comercial tosco demais!!! Nessas horas eu vejo que os nossos publicitários são realmente muito bons! E eu que achava vários comerciais ridículos no Brasil.. É porque eu não tinha visto os de Angola ainda. A primeira vez que a gente assiste, morre de rir, mas depois, assistindo todos os dias, a vontade que se tem é de quebrar a televisão! Mas vamos em frente né? O que eu não faço por uma novela do Manoel Carlos..

    ACHO QUE É VERDADE
    Nesses 10% dos comerciais toscos que são destinados aos brasileiros e não aos angolanos, tem um que me chamou atenção. Eu o vi ontem pela primeira vez e para ser sincera, nem me lembro do que se tratava, de qual produto ou serviço vendia, mas lembro bem da frase que finalizava o filme: "Porque brasileiro só economiza quando tem dívida pra pagar". É, pode ser hahahahah

    ACADEMIA COM O CACHORRO
    Estou me sentindo bem mais saudável esses dias, isso por conta da Cherie, é claro! Tenho andado muito gente! Duas horas pela manhã e mais uma hora e meia à tarde! Além das andanças, é icrível a força que eu faço para segurar a bichinha na coleira e os arranques que eu tenho que dar para correr atrás dela quando ela está solta e resolve comer coisas bizarras que sempre estão pelo chão! Isso me faz sentir que eu estou malhando mesmo! É um pouco de tudo, tem aquecimento, aeróbico e exercícios de força para os braços e pernas! Todos os dias, eu me encontro com a Marie e a cachorrinha dela, a Ella, e começamos a caminhada! Chego em casa toda dolorida, mas com a sensação de dever comprido! Para aumentar ainda mais a minha satisfação, estou descobrindo uns lugares lindos aqui perto de casa, todos no Bois de Boulogne, mas para outros lados, que eu ainda não conhecia! Mas o melhor de tudo mesmo é que a Cherie fica exausta, dorme a manha inteira, fica super tranquila e não me pertuba durante horas!

    Vou colocar umas fotinhos dela lá no Bois com outros cachorros e se divertindo correndo pra lá e pra cá!




















    terça-feira, 20 de outubro de 2009

    Manoel Carlos que me desculpe!






    Eu já comentei que colocamos a Globo Internacional aqui em casa né? Pois é, então, agora estou acompanhando as novelas, jornais e outros programas que, sinceramente, estavam me fazendo falta! No entanto, a principal culpada pela minha insistência em colocar o canal aqui em casa foi a nova novela do Manoel Carlos, Viver a Vida. Adoro o Manoel Carlos, mas ele que me desculpe: vou ter que comentar umas coisinhas que me deixam indignada quando eu vejo!

    Não sei se vocês já perceberam, mas em 99% das cenas que se passam em Paris está sol e as personagens estão com roupinha de verão! Os dias são lindos, sem uma nuvem no céu e ainda por cima super quentes! Olha, vou falar uma coisa, a realidade aqui não é essa!!! A não ser que eles tenham gravado essas cenas nos únicos 20 dias de agosto que eu não estava na cidade! Não faz tanto sol aqui não!!! É bem verdade que em setembro tivemos um sol abundante, mas até o dia 11 de agosto, que foi quando eu viajei, não me lembro de ter feito um sol tão maravilhoso por tanto tempo assim (eu diria que é praticamente impossível fazer sol durante uma semana inteira aqui, que eu acho que foi o tempo que durou a lua de mel da Helena). Mas tudo bem, eles podem ter ficado na cidade bastante tempo para gravar todas as cenas esperando o astro dar o ar de sua graça!

    Além disso, quando faz sol, dificilmente é durante todo o dia. O tempo aqui é simplesmente louco, amanhece sol e 11h da manhã já está nublado, ventando e quase chovendo! Depois, à tarde, volta a fazer calor e o sol reaparece, mas lá pras 18hs, pronto, o tempo muda de novo! A Roberta (uma das minhas melhores amigas) e o namorado dela vieram aqui por uma semana em junho. A grande conclusão do José foi: "Para se passar um dia de turista em Paris você tem que levar um casaco, uma regata, um guarda-chuva, um protetor solar, uma galocha e uma havaiana" hahahha Muito bom gente!! É exatamente isso! As mudanças no clima e no tempo aqui são absurdas, por isso se você vier a turismo, esteja preparado! Jamais se baseie pelo tempo que está fazendo em países vizinhos ou até mesmo em cidades francesas, Paris é um caso à parte!

    Outra coisa que me deixa bastante revoltada nas cenas da novela: todo mundo de salto alto o tempo inteiro em Paris! HA HA HA Como se isso fosse possível!!! Pelo menos para nós brasileiras (porque as francesas usam realmente salto alto o tempo inteiro, parecem que não têm pé nem coluna!) isso é impossível! Aliás, digo mais, acho que posso estender o grupo de brasileiras para turistas em geral! Pessoas, não se iludam, é simplesmente impossível passar um dia inteiro fazendo turismo em Paris de salto alto! Ontem vi um capítulo no qual a Helena e a Luciana, lógico com salto altíssimo, passaram a tarde no Louvre, foram fazer compras, atravessaram pontes, foram almoçar e voltaram para o hotel super dispostas!!! Gente, nem quando nós usamos o tênis mais confortável do mundo acabamos um dia desses dispostas para ir para uma discoteca no fim da noite!

    O povo aqui anda muito e eu acho isso muito saudável, mas andar nem sempre é uma opção, a cidade nos obriga a caminhar demais! Mesmo que você se dirija aos lugares de metrô ou trem, embaixo das estações tem que se caminhar muitoooo. O metrô de Paris é praticamente uma segunda cidade subterrânea. Aí, vamos dizer que a estação que você pega o metrô seja pequena e você não tenha que caminhar muito. Não fique tão feliz assim porque com certeza você vai ter que subir e descer muitas escadas! Dificilmente uma estação de metrô aqui tem escada rolante (elas são mais comuns nas estações de RER)!! Para os que chegam de mala e pegam o metrô então, ai... é um sofrimento.... Eu procuro sempre pensar positivo: talvez eu vá ficar sarada e gostosa de tanto andar!! Vamos ver quando vão aparecer os resultados, porque até agora nada!!!

    É isso! Resolvi escrever esse post para tornar pública a minha indignação e também para alertar os turistas que estão vindo e estão achando que vão fazer que nem a Helena e visitar o Louvre e subir a escadaria da Sacre-Coeur de salto alto! E também não venham esperando esse tempo lindo e maravilhoso não! Não estou dizendo que ninguém vai ver sol aqui, mas com certeza vão ver chuva e frio também!




    segunda-feira, 19 de outubro de 2009

    Me sentindo a Cinderela!







    Hoje vou falar sobre várias coisas, mas vou começar falando do meu vestido que está lindo e maravilhoso. Fiz a prova na semana passada e está exatamente da maneira como que eu queria! Como é lindo!! Estou me sentindo verdadeiramente a Cinderela! Eu sei que é meio brega, mas é verdade hahaha E mais: acho que todas as noivas deveriam se sentir assim! Estou bem satisfeita! Graças a Deus!! Agora, volto lá em dezembro, para fazer mais uma prova, já que ainda tivemos que fazer um ajuste no busto! Na próxima vez, minha mãe vai estar aqui e ela vai ver com os próprios olhos!!! Vamos ver também se eu acho uma grinalda legal em Paris mesmo, se não vou ter que procurar no Rio, antes do casamento, na correria!

    Consegui também pegar um pedaço do tecido para poder comprar o sapato! Quando fui de férias pro Rio agora em agosto, vi um sapato lindo, mas fiquei insegura pois não sabia o tom certo do vestido. Sabia que era off-white/ivory mas não tinha uma imagem nítida na cabeça e por isso não comprei o sapato. Agora que tenho o tecido posso levá-lo comigo quando for de novo ao Brasil e providenciar o meu sapato por lá mesmo, já que aqui os sapatos não são de tão boa qualidade e nem são tão bonitos (na minha opinião).


    Mudando de assunto: ontem descobri o parque de exposições de Paris! Enorme, com uma infraestrutura incrível, dá até pena se formos comparar com o nosso Riocentro. O metrô deixa a gente lá, praticamente dentro! Muito legal! Fomos lá porque estava tendo uma feira de fotografia e nós estamos pensando em comprar uma máquina nova, uma dessas semi-profissionais sabe? Quero começar a fazer umas fotos legais daqui e de lugares que ainda visitaremos, que eu espero que sejam muitos!!! Aliás, se alguém tiver dicas para me passar sobre máquinas, estou aceitando sugestões!

    Foi durante a feira também que eu constatei, pela milésima vez, diga-se de passagem, como os franceses são péssimos para atender o público! Eles são simplesmente horríveis na prestação de serviços. Não sabem lidar com pessoas, não são simpáticos - e também não fazem a menor questão de serem - e além disso não acham importante esclarecer dúvidas. Isso, pelo menos pra gente do Brasil, significa não saber vender, mas aqui não, é super normal. Eu me sinto insultada como consumidora!! E o pior é que é assim em qualquer loja, restaurante ou feira! Não tem jeito, apesar de sermos mal tratados, temos que consumir da mesma maneira! Isso me irrita - ça m'enerve!!! Nessas horas sinto falta do Brasil! Ai que saudades de ser bem atendida e de ser tratada como consumidora! Que saudades de ter sempre razão e de ser paparicada pelos vendedores...

    Do lado do pavilhão da feira de fotos, estava tendo a feira de chocolates!! Que loucura!!! O que seria uma feira de chocolates??!!! Tinha um banner com uma bomba, de chocolate é claro, enorme que já dava água na boca, imagina lá dentro como seria?!  Pelo que lemos, era uma feira com milhões de tipos de chocolates (e doces de chocolate) de vários lugares do mundo: França, EUA, Bélgica, Suiça, Japão, China e muitos outros países... Por causa da enorme fila na entrada e também para evitarmos de engordar uns 10 quilos cada, achamos melhor voltar para casa sem ver a tal feira. Apesar de ter saído quase que babando do local, acho que fizemos bem!

    Mudando de assunto 2: o frio chegou!!! Ai meu Deus, o frio chegou de verdade! Quarta-feira passada fez 2 graus de manhã brrrr A semana inteira fez frio e essa semana parece que vai ser pior... A segunda-feira começou com 3 graus e a máxima está prevista para 10 graus. Ainda estamos no outono, por que esse frio assim?? Aliás, por que eu estou perguntando? Já devia ter me acostumado com o inverno passado!! Os aquecedores aqui do prédio ainda não foram ligados e eu não sei o que estão esperando - talvez eu virar um picolé!! Se por um lado eu e o Leo estamos congelando, por outro, a Cherie não está nem um pouco abalada com o frio.. Na quinta-feira passada a gente foi passear no Bois de Boulogne e ela entrou no lago!! Tava um frio horroroso e ela lá, nadando e se divertindo! Nessas horas queria ser um cachorro pra não sentir frio hahahah

    Apesar do frio, os dias estão muito bonitos, o que me deixa muito satisfeita! O visual da cidade está lindo! Eu adoro a paisagem do outono! O chão cheio de folhas vermelhas e amarelas caídas e as árvores nessa mesma tonalidade de cor deixam a cidade com um ar muito diferente, meio melancólico, mas lindo de se ver! Quando venta então, as folhas voam por todos os lados e fica mesmo um cenário de filme!! Isso pra gente que vem do Rio é bem diferente, porque não temos estações marcadas assim na cidade! Sempre disse pro Leo que as estações que eu mais gosto na Europa são primavera (que é um deslumbre por causa das flores que inundam parques, jardins, canteiros e janelas em todas as cidades) e outono! É claro que no inverno, quando neva, é muito lindo também, mas é que o frio é tanto, que eu não fico muito tempo parada para observar as belezas da paisagem, fico mais tempo xingando o frio, o vento, a chuva!! Enfim, posso dizer que fico bem mal humorada no inverno daqui! Embaixo tem duas fotos do Parc de Saint Cloud de umas duas semanas atrás, na época do outono.







    É isso gente! Pretendo começar a postar sobre os pontos turísticos de Paris! Vamos ver por qual vou começar!!!



    quarta-feira, 14 de outubro de 2009

    Quando e aonde?!



    Voltando ao assunto casamento, hoje vou falar da escolha do local da festa! Ai que dúvida cruel!







    Quando ainda estávamos no Rio, visitamos bastantes lugares e vimos que a busca não ia ser nada fácil, principalmente porque não tínhamos dinheiro - é lógico, porque se eu tivesse dinheiro minha escolha já estava feita há muito tempo, ia me casar no Copacabana Palace!

    Começamos pelas casas do Alto, que são lindas, não só pela estrutura que elas têm, como também pelo fato de elas serem no meio daquela floresta exuberante que é a Floresta da Tijuca. Eu já conhecia a Casa das Canoas (e já achava maravilhosa!) e fomos visitar ainda a Vila Cabral, a Mansão das Eras, a Casa do Alto (aonde fomos muito bem tratados pela equipe da casa) e o Largo do Arruda, pelo qual fiquei completamente apaixonada! Não sei se foi a decoração da festa que ia ter naquele dia, mas o fato é que achei o lugar chiquerérrimo e muito bonito. A disposição das mesas, a decoração, a casa em estilo rústico, achei tudo lindo. Não consigo me esquecer de como estavam arrumados os bem casados, dentro de um móvel antigo, dispostos entre flores chuva de prata nas gavetas que ficavam semi abertas, uma loucura! A Casa do Alto também é uma graça, mas acho que a decoração que a noiva do dia tinha escolhido no Largo do Arruda era um pouco mais simples, então isso fez uma diferença na primeira impressão que tivemos. Saímos empolgados de lá mas o Leo levantou um ponto importante: a segurança.

    Realmente, apsesar dos preços bem em conta, fiquei pensando muito sobre isso, afinal, moramos no Rio, né? O Alto já é conhecido por ser um lugar perigoso à noite e também eu já tinha escutado de uma amiga uma história de que ladrões tinham entrado em uma casa lá e assaltado todo mundo na festa, imagina que horror... Isso, definitivamente pesou muito na nossa escolha.

    Depois do Alto partimos para ver os salões de festa. Visitamos os salões do Jockey (do Centro e o da Lagoa), a Colombo, a Casa de Santa Tereza, o Marriot, o Real Astória, a Chácara das Laranjeiras, o Clube dos Marimbás, o Clube Militar, o Iate Clube do RJ, o Cais do Oriente e o Fluminense. Tirando o Clube dos Marimbás, Casa de Santa Tereza e a Chácara das Laranjeiras, todas as outras casas têm acordos com fornecedores fixos, como buffet, decoração ou dj. Isso não me agrada em nada, mas, no fim, eu não tive como escapar.

    Todos esses lugares eu achei muito legais, cada um com suas particularidades, qualidades e defeitos.
    Vou colocar aqui as minhas impressões:

    • Jockey do Centro (salão para festa com mais de 250 convidados): é realmente muito bonito, com uma vista bem legal e um salão que acomoda muito bem, mas não gostei do fato de eu ter que pagar o estacionamento para os convidados à parte e também achei o buffet carinho. Tel: 21 3534-9500

    • Jockey da Lagoa (espaço Victória): salão lindo, vista para a pista do Jockey e buffet nem tão caro, mas achei pequeno para acomodar 250 pessoas com conforto e também o preço do toldo para a varanda, que era abusivo!!! Tel: 21 2239-1596

    • Colombo: uma "coisa de linda", super clássico e tradicional e um preço excelente! A única coisa de que eu não gostei foi o fato de o ambiente estar dividido em dois andares que são comunicados por um elevador. Tenho uma amiga que vai se casar lá, a Fernanda e está super satisfeita com a escolha! Tel: 21 25051500

    • Casa de Santa Teresa: ai que vista gente... não tem pra ninguém!!! A casa não tem fornecedores exclusivos, podemos escolher todos os serviços! Duas coisas me fizeram desistir do local: primeiro a segurança do acesso à Santa Teresa e depois, bem menos importante, a localização da pista de dança (achei muito isolada do resto do espaço). Tel: 21 2558-7574

    • Marriott: salão legal e bonito, mas achei muito impessoal, com cara de evento de empresa sabe? Tel: 21 2545-6532 / 6580

    • Real Astória: também tem uma vista de babar! O salão é bem legal, amplo, moderno, mas o preço do buffet não é tão bom. Tel: 21 22446239

    • Chácara das Laranjeiras: é uma chácara do século passado toda restaurada que tem ainda um jardim lindo contornando toda a construção e fica no coração de Laranjeiras; precisa dizer mais? Muito linda e bem localizada!!! A casa também não tem fornecedores exclusivos. Eu só achei dois problemas: o primeiro é que o espaço interno é muito dividido, como se fossem vários cômodos de uma casa mesmo, e o segundo e muito importante problema é o preço, a chácara não é muito barata... Tel: 21 25583885

    • Clube dos Marimbás: muito simpático o lugar e tem vista para a orla de Copacabana!! É muito linda a vista e o salão é bem legal também, vi umas fotos de decoração e gostei muito! O preço é ótimo e eles também não têm acordo com fornecedores exclusivos. O único problema foi que eu achei que o local era pequeno para acomodar uma festa de 250 pessoas com jantar. Uma pena, porque realmente gostei de lá! Tel: 21 2267-5151

    • Clube Militar: não gostei muito do espaço, achei um pouco mal cuidado, mas o preço é bem legal. Tel: 21 3125-8383

    • Iate Clube do RJ: muito boas as opções de salão e o buffet tem opções boas por um preço não tão caro assim. Problema: uma taxa de rolha caríssima, na minha opinião. Tel: 21 32237200 r:2120

    • Cais do Oriente: por ser bem no meio de uma ruazinha pequenina no Centro, achei o acesso um pouco complicado. O espaço é legal mas eu achei puxado o preço do buffet. Tel: 21 22332531

    • Fluminense: foi o meu escolhido! Resolvi fazer a festa no salão nobre por vários motivos. O salão em si é muito bonito, o espaço é ótimo e não é dividido. O buffet tem um preço legal e eles não cobram taxa de rolha. Como todo lugar, tem também seus inconvenientes, mas eu, particularmente, achei mais pontos positivos do que negativos, levando em consideração, como sempre, o preço! Tel: 21 26794040

    Casa do Alto: 21 22884747
    Largo do Arruda: 21 24954331
    Casa das Canoas: 21 3322 0642
    Vila Cabral: 21 24925419
    Mansão das Eras: 21 98512756

    Reservamos o salão do Fluminense para novembro, que era também a primeira data de 2010 livre no Mosteiro de São Bento mas, por causa da escolha da fotógrafa, tivemos que remarcar a data, mas essa história, eu conto mais tarde!


    terça-feira, 13 de outubro de 2009

    Les Bon Marché!!!







    Hoje, depois de uma conversa com a minha concunhada, resolvi falar um pouco das boas compras em Paris, les Bon Marché!

    Para quem sempre achou que isso era impossível, aqui vão umas dicas de lugares e épocas boas para comprar!

    É verdade que Paris é uma das cidades mais caras do mundo e para nós brasileiros, que temos como moeda o Real, a primeira impressão que temos é que tudo vai sair no mínino três vezes mais caro do que no Brasil. No entanto, não é bem assim. Uma vez, eu recebi um e-mail dizendo que o povo brasileiro era o mais rico do mundo pela quantidade de impostos que pagamos em cima de cada produto. Quando viajamos e, mais ainda, quando moramos no exterior (falo de EUA e Europa, que foi aonde tive as minhas experiências) vemos que isso é a mais pura realidade. Sem os impostos aplicados pelo governo aí no Brasil, de uma maneira geral, tudo aqui sai muito mais barato do que no nosso país. Fora isso, existem algumas lojas que têm um preço incrível para os seus produtos e é nessa hora que a gente vê que vale muito a pena comprar algumas coisinhas por aqui!

    Vamos começar pelas roupas!!! Gente, tem um shopping outllet em Paris que se chama La Vallée Village e é tudo de bom!!! Todas as lojas têm redução nos preços a partir de 33%!! Agora dêem uma olhada em algumas das principais marcas do shopping: Armani, Burberry, Cacharel, Calvin Klein, Cerruti, Christian Laccroix, Diesel, Dolce & Gabana, Guess, Givenchy, Jimmy Choo, Kenzo, Longchamp, Nike Factory Store, Pepe Jeans, Puma, Polo Ralph Lauren, Timberland, Tommy Hilfiger, entre muitas outras! Eu já fui lá umas três vezes e sempre saí do local com no mínimo uma sacolinha! O shopping fica a uns 40 minutos do centro de Paris com o RER (A4). Quem for, vai ver que esse RER é o mesmo trem que se pega para ir à Disney, aliás, a parada do shopping (Val D’Europe) é apenas uma parada antes da do parque (Marne-la-Vallée). Como é um pouco longe e o espaço é bem grande, é bom reservar uma tarde inteira para as compras no outlet, menos que isso, eu acho pouco.

    Estranhamente, esse shopping não é muito conhecido pelos turistas brasileiros e eu não sei bem o porquê, já que eu nunca vi um povo para gostar tanto de comprar como o nosso! Essa rede de outlets está espalhada por várias cidades na Europa: Barcelona, Madrid (que é uma maravilha também!), Londres, Dublin, Bruxelas, Munique, Nurenberg, Frankfurt e Milão. Para mais informações entrem no site do daqui de Paris!

    Fora o outlet, eu gosto muito de três lojas: Naf Naf, Zara (bem mais barata do que no Brasil!) e HM. Essas lojas vão do chique ao alternativo com muitas opções e preços ótimos!!! Para os esportistas, a Go Sport e a Decathlon são tudo de bom!!

    Para comprar coisas para casa, eu tenho paixão por algumas lojas. A Ikea e a Maison du Monde são duas delas que têm preços muito legais. A Ikea é uma loja sueca enorme, super conhecida por aqui e também espalhada por todo o mundo. É daquelas lojas que você passa um dia inteiro e compra desde o sofá até a frigideira! Para os que vêm a turismo vale à pena comprar coisas como fronhas de almofadas, utensílios para cozinha (panelas e frigideiras de ótima qualidade por um preço muito barato!), cortinas e toalhas diferentes, sei lá, tudo o que couber na mala!! Se bem, que uma vez, uma amiga da minha sogra, a Carmem, voltou para o Rio com duas cadeiras da Ikea na mão hahah Apesar de a moça da alfândega ter achado um pouco estranho, ela não teve problemas e ficou muito satisfeita, afinal cada cadeira custou só 3 Euros!

    Já a Maison du Monde não vende móveis e sim acessórios lindos e originais para casa. Desde o porta-retrato até os imãs de geladeira, passando por velas, almofadas, toalhas de mesa, talheres, caixas de chá, bandejas... Gente, tudo mesmo! É tudo muito legal! As melhores coisas são o preço e a originalidade! Vale  dar uma entradinha em uma das Maison du Monde espalhadas por Paris. O site da loja é http://www.maisondumonde.com/

    Um pouco mais cara, mas ainda assim mais barata do que as lojas do gênero no Brasil e com coisas simplesmente maravilhosas, é a Geneviève Lethu. Ai meu Deus, essa loja é de babar... Para quem tem um pouquinho mais para gastar, vale à pena!! Talheres, utensílios para cozinha, roupa de cama e de banho.. sei lá, tudo que existe de mais lindo para casa está ali!

    Um pouco cara também, mas com os utensílios mais diferentosos e modernos que eu já vi, é a marca Pylones. Com cada coisa lindinha e fofinha, a marca é vendida em vários lugares, mas eu sei que tem várias lojas próprias, uma delas pertinho da Sacre Coeur. Não custa nada passar para dar uma olhadinha!! Aí embaixo está um açucareiro da Pylones, não é uma graça?

                


    É lógico que eu não posso deixar de falar aqui das grandes marcas de luxo também. Para quem tem dinheiro, aqui é o paraíso do luxo! Lojas como Louis Vuitton, Gucci, Givenchy, Channel, entre muitas outras estão espalhadas pela cidade, mas tem uma rua, que não é a Champs Elysées, que é uma coisa! É a Avenue Montaigne! Essa rua é um delírio! Pra mim, é só pra babar mesmo, mas quem sabe um dia eu não chego lá? Mesmo sem entrar em nenhuma loja, faz bem pros olhos andar por ali. Mulheres super elegantes, carrões parados com motoristas dentro e vitrines mais do que luxuosas. Não sei, mas nunca vi uma rua tão chique como essa! Nem mesmo a Fifth Avenue em NY é assim, essa avenida daqui de Paris tem um ar diferente. Tem que ir olhar, e, para os que têm bala na agulha, vale à pena comprar! Quem quiser chegar no local de metrô, as paradas são Franklin D. Roosevelt, linha 1 e 9, e Alma Marceau, linha 9. Olha que charme a avenue Montaigne aí na foto seguinte!




    Para finalizar vou falar das Grandes Magazines: Galeries Lafayette, Printemps e Le Bon Marché (essas são as que eu mais gosto, mas existem ainda a BHV e a Samaritaine). Todas vendem tudo de tudo e dentro delas a gente encontra todas as marcas, inclusive as mais luxuosas de acessórios, roupas, jóias e também uma parte especial para casa! Na Boulevard Haussmann estão as maiores lojas da Galeries Lafayette e da Printemps (a parada Auber do RER (A) te deixa na cara do gol!). Os prédios em si são lindos também, a arquitetura é um deslumbre! A Lafayette da Haussmann e o Bon Marché têm ainda os seus supermercados, que eu não preciso nem dizer que são tudo de bom!!! São caros, mas têm todos os melhores produtos de cada lugar do mundo. Essas lojas são paradas obrigatórias para quem vem a Paris!




    Ufa, escrevi pra caramba, mas faltou dizer as épocas das promoções. Em julho e janeiro, a cidade ferve com os super descontos que as lojas fazem! O outlet também entra em promoção e fica tudo realmente muito barato!! Entretanto, como nem tudo é perfeito e Deus não dá asas à cobra, as lojas mais luxuosas não reduzem os seus preços... Até que acho isso bom, senão acho que já estaria falida aqui!



    domingo, 11 de outubro de 2009

    Vou me casarrrrr







    Eu e Leo decidimos nos casar no fim do ano passado, mas como a gente teve que vir para França muito rápido, não deu tempo (e nem tínhamos dinheiro) para fazer a festa. Teríamos que organizar tudo em um período de um mês, ou seja, só seu eu fosse muito rica ou então se eu fizesse uma coisa muito mais ou menos, muito mais pra menos do que pra mais..

    É lógico que eu não queria isso! Nunca fui de fazer festa não, mas a de casamento eu sempre quis! Sempre quis me casar na igreja e fazer uma festa bem legal depois. Os meu amigos que o digam! Tadinhos, de tanto que eu  falava nisso eles já sabem de cor e salteado todos os detalhes do casório! Gente, eu era neurótica com isso. Eu não ficava falando no assunto o tempo inteiro não, mas quando alguém falava sobre casamento eu tagarelava que nem uma maluca. Já sabia de tudo, só me faltava o noivo hahahah Quantas vezes na praia de Ipanema, Rossini, Lucas, Buchecha, Manu e Fe me ouviram falar: "Com 24 anos tô entrando toda de branco na igreja, esperem só!" Bom, o meu prazo expirou e eu mudei de frase: "Agora é sério gente, com 28 anos, to entrando de véu e grinalda na igreja!".

    Parece maluquice, mas é verdade. Tanto pensei e imaginei que consegui! Conheci o Leo com 25 anos, ou seja, ainda dava tempo pra completar com êxito a minha meta!! E não é que era mesmo com ele que ia me casar?! Mas a decisão mesmo só veio em novembro do ano passado. Só, que como a nossa partida pra Paris também foi decidida mais ou menos nesse período, não deu pra organizar nada..

    Nem preciso dizer que vim pra cá com um só pensamento na cabeça: meu casamento!! Cheguei aqui e pesquisava o dia inteiro tudo que era preciso para a cerimônia e para a festa!! Depois que saiu o primeiro salário do Leo, vimos que poderíamos juntar e pagar uma festa legal e com a nossa cara, então: mãos à obra!!!

    Vou colocar para vocês tudo o que pesquisei, com quem eu já fechei, o que eu gostei e o que eu não gostei, mas vou aos poucos, em posts diferentes, se não vou escrever muito de uma vez só e ninguém vai ter paciência para ler :). Vou começando com as coisas que eu já vi e que jé estão resolvidas e depois vocês vão acompanhar em tempo real as minhas escolhas, sugestões e dicas também!

    Hoje, vou falar do que todo mundo deixa pra fazer por último e eu fiz primeiro: o vestido de noiva!

    Calma, não sou maluca, é que tenho acima de tudo uma necessidade instrínseca de economizar! Quando se fala em casamento, qualquer Real que a gente economiza é super importante! Até porque economizando em umas coisas se pode gastar um pouquinho mais em outras.

    Dias antes de viajar, consegui dar uma olhada em umas lojas de vestido de noiva no Rio de Janeiro. Vi vestidos bonitos, mas todos muito caros. Os vestidos que eu gostava custavam em média R$ 5 mil reais o primeiro aluguel. Nunca tinha visto vestido de noiva antes, mas estava achando esses preços caríssimos! Analisei todos os modelos com muito cuidado e acabei percebendo no fim de tantas provas que duas marcas espanholas (Pronovias e a San Patrick) tinham coisas realmente lindas! Peguei o telefone e liguei para as lojas na Espanha que vendiam as marcas para perguntar os preços dos modelos que tinham me agradado. O que vocês acham? MUITO MAIS BARATO (mesmo com a conversão de Euro para Real). Não pensei duas vezes! Falei pro Leo, vou comprar meu vestido de noiva na Europa!

    Cheguei aqui e comecei a correr atrás das lojas de noiva em Paris que vendiam San Patrick e Pronovias (é verdade que em Madrid ou Barcelona era um pouco mais barato, mas se eu contabilizasse as minhas futuras idas para Espanha para fazer as provas do vestido, não ia valer a pena, aliás ia sair mais caro). Em uma semana de visitas diárias a lojas, encontrei meu vestido, que diga-se por sinal, é lindo e maravilhoso!!

    Como a princípio íamos ficar só até julho de 2009, não queria perder tempo e arriscar pagar muito mais caro pelo vestido no Brasil. Conversei com o Leo e chegamos a conclusão: tinha que comprar o vestido logo para da tempo levá-lo ao Brasil caso realmente voltássemos pro Rio no meio do ano. Comprei o vestido e ele está lá na loja guardadinho. Já fiz uma prova, a outra prova é essa semana agora! O vestido vai ficar lá até eu voltar para o Brasil (que eu ainda não sei quando vai acontecer) e enquanto isso posso fazer quantas provas e ajustes eu quiser! E, se, quando eu chegar no Rio ainda precisar fazer algum ajuste, descobri que as costureiras da loja La Novia (que tem vestidos lindos da Pronovias e San Patrick também) poderiam fazer os consertos de véspera!

    Estou muito satisfeita e apesar de estar bem adiantada com o vestido (o casamento é só 04/12/2010!) tenho certeza fiz o que tinha que fazer: comprei o vestido mais lindo do mundo por um preço super em conta.

    Obs: Eu não cheguei a cogitar a idéia de mandar fazer o meu vestido com nenhuma estilista/costureira porque já tinha gostado dos vestidos da Pronovias e San Patrick. Por isso nem tenho idéia de quanto sai para se fazer um vestido exclusivo e também não tenho nenhuma indicação para dar...

    Informações úteis:

    Pronovias: http://www.pronovias.com/
    San Patrick: http://www.sanpatrick.com/

    La Novia: http://www.lanovia.com.br/
    Internovias: http://www.internovias.com.br/
    Tutti Sposa: http://www.tuttisposa.com.br/