quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

España!



Gente, hoje vou falar um pouco (ou muito) sobre a Espanha, um país que eu tenho no meu coração e que acho que muita gente não tem nem ideia de como ele é bonito e diferente! Para quem não sabe, eu morei um ano em Madrid, de 2007 a 2008. Fui para lá fazer um mestrado e foi a minha primeira grande experiência sozinha e fora do país. Eu já tinha passado um tempo nos EUA, mas foi diferente porque tinha ido a turismo mesmo, no clima de conhecer um monte de coisas, sabe? Dessa vez não, fui para morar e estudar.

Escolhi a Espanha porque os dois melhores países para Comunicação na época eram lá e a Inglaterra (sendo que a Inglaterra era o melhor). Aí pensei: "Caramba, a Inglaterra deve ser muito diferente do Brasil, aqueles fog e frio tradicionais ingleses durante todo o ano... ah isso não é para mim não!" Esse pensamento aliado ao fato de que eu queria melhorar o meu espanhol - que na época era pior que o meu inglês - foi o que me deu a solução para o dilema. Comecei então a procurar universidades na Espanha que tivessem um curso de meu interesse (o site http://www.becasmae.es/ é perfeito porque tem a relação de todas as universidades e cursos do país e ainda oferece bolsas de estudo). Lógico que fiquei muito na dúvida entre Madrid e Barcelona, mas no final, com medo do catalão, escolhi Madrid. Hoje posso assegurar que foi a melhor escolha possível. Acabei descobrindo uma cidade linda, que foi muito além de todas as minhas expectativas!

A Espanha é um país incrível e como morei lá, tive mesmo a oportunidade de conhecer muitas cidades; por isso, recomendo, sim, que todos conheçam seus encantos! As igrejas da Espanha são sem dúvidas as mais bonitas de todos os países europeus que conheci - é verdade que ainda não conheci Portugal, mas os templos espanhóis não perdem nada para os templos italianos e dão de mil a zero nos franceses. A gastronomia também é uma atração a parte: a comida é muito, muito boa, mas atenção, bem gordurosa!Bom, mas como tudo que é bom engorda, aproveite! Na Espanha conheci e comi o melhor presunto da minha vida, o jamon Pata Negra! Caríssimo, mas tão gostoso quanto caro! Vale a pena pelo menos uma porção! E as paellas? Ai Jesus!!! Bom demais! E tem o esquema dos bares de tapas. Sempre que você vai a um bar desse tipo, você pede uma cerveja (caña) e acaba ganhando um aperitivo daqueles! Camarãozinho frito, jamón, salgadinhos, queijos (que são as tapas)! Fico com água na boca só de lembrar! A Espanha é uma ótima opção para lua de mel, porque é um país muito rico em paisagens, entretenimento, história, cultura e culinária, e ainda por cima, nós brasileiros descobrimos lá muita coisa em comum com o Brasil.

Vou falar um pouco de cada lugar que eu visitei e isso pode servir também como idéia de roteiro, mas começarei falando de Madrid, uma capital verdadeiramente europeia e desenvolvida, ao contrário do que muita gente pensa. Uma cidade limpa, com uma arquitetura maravilhosa e um sistema de transporte que impressiona qualquer um! As atrações turísticas são muitas e vale a pena comprar um livrinho com todas as informações para se aproveitar ao máximo! Eu, como moradora, tenho o meu lugar preferido da capital, que é o parque El Retiro. Uma coisa, gente!! Lindo de viver!!! Ah, e para as compras, a cidade é ótima também! Tem um outlet divino chamado Las Rozas Village. O shopping é imperdível e de fácil acesso de ônibus! Madrid tem muitas coisas para ver: palácios, jardins, monumentos e, é claro, excelentes museus (entre muitos outros, destaco o Prado, que é enorme e divino e, entre tantas raridades, tem os mais importantes trabalhos de Goya e Velazques; o Reína Sofia, que tem um acervo impressionante de Picasso, incluindo a master piece Guernica, e também o Thyssen Bornemisza, uma coleção pessoal que foi transformada em museu).

Nos arredores de Madrid estão localizadas cidades pequenas lindas! Vale a pena separar uns dias para conhecer Toledo, Segóvia, Ávila e Salamanca! Pega-se o trem de Madrid e em, no máximo, 2 horas chegamos nesses destinos! São passeios imperdíveis!

Barcelona: é uma capital mundial! Tem gente de todas as raças, cores, naionalidades e religiões. A cidade é uma mistura incrível! A mistura também se reflete nas opções de entretenimento e cultura! Barcelona tem também muita coisa para se fazer, mas na minha opinião não é melhor nem mais bonita que Madrid... Lógico que vale a pena conhecer! Muitos museus também  (eu destaco os do Salvador Dali - em uma cidadezinha do lado de Barcelona, do Picasso, e do Joan Miró) e uma arquitetura simplesmente maravilhosa de Gaudi espalhada pelos prédios e parques da cidade! O Parque Guell, a Sagrada Família, a Pedrera e a Casa Batlló são os lugares mais visitados. Muita coisa para fazer à noite, muitos restaurantes e muitas boites! A estrutura de transportes também é muito boa e depois das Olimpíadas de 1992, a cidade ficou ainda melhor! Barcelona é muito legal, gente!

As ilhas Baleares: quem nunca ouviu falar em Ibiza? Ibiza é umas das três ilhas Baleares e era a de que mais já tinha ouvido falar. E como eu já tinha ouvido muitoooo a respeito, eu cismei que ia - e fui! É lógico que eu e o Leo fomos atrás das festas mundialmente conhecidas, mas quando chegamos lá, tivemos uma das maiores surpresas das nossas vidas: a ilha tem praias mais do que maravilhosas que competem pário a pário com Caribe e Grécia! Podem acreditar! É lógico que as discotecas e festas também são inigualáveis, mas é possível sim ir a Ibiza para aproveitar as praias! Depois de Ibiza partimos para Palma de Mallorca, que tem praias divinas também (no mesmo nível de Ibiza), mas não tem tanta gente jovem e tanta agitação. Existe ainda a ilha Palma de Minorca, que nós não conhecemos, mas que se Deus quiser eu vou conhecer! Se você está na Espanha e procura praias lindas e muita diversão, não deixe de passar nas ilhas Baleares, você pode ir direto de Barcelona de avião ou de barco!

O Sul da Espanha: tenho uma grande amiga que mora em Córdoba, no sul da Espanha e por isso fiquei com muita vontade de explorar os arredores. Também já tinha ouvido falar muito dessa região espanhola de praias muito bonitas e arquitetura imcomparável!

  • Começamos por Córdoba, uma cidade pequenina mais cheia de charme. Córdoba é um retrato do sul da Espanha e apresenta muitas características arquitetônicas das colonizações romanas, mouras e finalmente árabe. Jardins e templos maravilhosos, dos quais destaco a maior mesquita da cidade (sustentada por colunas e arcos, possui ainda inscrições em ouro nos seus mosaicos), que hoje em dia é uma igreja católica, e ainda o Alcazar de los Reyes Cristianos. Córdoba é uma cidade pequena com um centro histórico lindo mesmo e com muitas atrações para se conhecer, um dia é muito pouco para a cidadezinha, acho que o idel seriam uns 3 dias.

  • Granada: é em Granada que está Alhambra, um palácio dentro de uma fortaleza com características da arquitetura muçulmana. É uma construção grandiosa que chegou a concorrer para uma das sete novas maravilhas do mundo, mas não ganhou - e eu não entendo porquê. Alhambra mostra os elementos mais famosos da arquiteura islâmica e é realmente uma visita imperdível. O lugar é lindo demais! Separe pelo menos umas 6 horas de visita para conhecer tudo com calma, inclusive os jardins, que são uma maravilha. Granada também tem outra atração turísica que é o bairro de Albaicín, que fica em cima da montanha,  em frente a Alhambra e é formado por ruas estreitas e casas brancas. Do bairro se têm as melhores vistas de Alhambra e também de Sierra Nevada, conhecida serra espanhola onde estão algumas estações de esqui muito populares no inverno. O bairro é uma gracinha e as vistas são divinas.

  • Sevilla: esta cidade também teve a mesma colonização que as outras acima e por isso a arquitetura é tão bonita quanto! Sevilla, no entanto, é bem maior e por isso tem mais cara de cidade grande. Fiquei pouco tempo, mas lembro que dei uma boa andada pelo centro e tem realmente coisas muio bonitas. Destaque para a Catedral e a Praça de Touros! Lindas demais!

  • Málaga e Marbella: Málaga também tem como principal atração uma alcazaba, uma fortificação muito bonita, em cima de uma montanha, com uma linda vista para o mar, por ser em cima de uma montanha. Na verdade o que existem são algumas partes da fortificação que ainda estão em pé, os jardins e algumas ruinas. É bem legal. Já Marbella, a parte que eu conheci, não achei nada demais. A cidade é conhecida por seu um balneário de luxo espanhol, mas a praia em si é horrível.

  • Cádiz: linda demais! É uma uma província com vários municípios que têm praias maravilhosas! O centro histórico de Cádiz é, em si, muito legal tb, com uma catedral que merece ser vista! Entre os municípos, dos que eu fui e gostei (porque aproveitei bem as praias), acho que merecem uma visita: Tarifa, Zahara de los Atunes, Conil de la Frontera, Vejer e Barbate. Essas praias lembram muito as praias do nosso litoral sudeste e nordeste! Grandes extensões de areias brancas e fofas e uma água limpa com uma cor muito parecida com a das nossas praias!
Em função da enorme quantidade de praias existentes no país, aconselho viajar para a Espanha no verão, nos meses de junho a setembro! No sul do país, julho e agosto podem ser até quentes demais (as temperaturas podem passar dos 50 graus), mas junho e setembro já são ideais para um tour na região. Entretanto, se você não se importar com calor, vá mesmo nos meses da alta temporada, julho e agosto, que é quando as ilhas baleares estão bombando!

Vou postar fotos desses lugares no próximo post!







    Nenhum comentário:

    Postar um comentário