quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Indispensável



Estava pensando em um roteiro legal para Paris. Ai, só de pensar já fico cansada! É que aqui tem tanta coisa para fazer que, quando você para para fazer um roteiro, chega a dar desânimo hahaha

Bom, vou colocar aqui um roteirinho básico, já admitindo que tem muita coisa fora dele, porque eu acho que nem que eu morasse aqui muitos anos, eu conseguiria descobrir tudo o que essa cidade tem para oferecer. Por isso, as minhas dicas são para o circuitão mesmo e tenho certeza de que isso é mais do que o suficiente!

Um dia inteiro para o Museu do Louvre seria o ideal. O lugar é enorme, lindo e cansa demais! Se você estiver com tempo, reserve sim um dia inteiro só para ele; mas, se não tiver tempo, divida o seu primeiro dia entre Louvre e musée d'Orsay (que é frente ao Louvre). Vai ser super cansativo, mas como é o primeiro dia pode ter certeza que você vai no embalo e só vai sentir que está para morrer quando chegar no hotel. Você vai ficar com a sensação de que não viu quase nada do Louvre, mas mesmo se tivesse ficado o dia inteiro lá, a sensação seria parecida. Para otimizar o seu tempo, é muito importante pegar o mapinha com a relação de todas as obras de arte que estão em exposição e fazer uma pré-seleção. Dessa maneira você vai direto aos pontos de seu interesse!

Um dia para andar ali pela região do Jardin de Luxembourg, a Boulevard Saint Michel, a Sorbonne, o Pantheon e a Notre Dame. Dá para fazer tudo isso em um dia com bastante tranquilidade porque é tudo bem pertinho. Aproveite para almoçar no Quartier Latin, uma região super badalada de Paris (do lado da Notre Dame e da Saint Michel) com restaurantes e lojinhas bem interessantes!

Um dia para ir à Sacre Coeur e andar ali por Montmartre, aproveitando para ir no mudeu do Salvador Dali (que eu ainda não conheço). O museu é na parte alta do bairro, bem pertinho da igreja, onde também tem uma praça bem charmosinha cheia de artistas que desenham seu retato! Muitos turistas levam esses retratos como uma lembrança tradicional de Paris. Nas andanças pela parte baixa do bairro, vá até o Moulin Rouge. Atenção nessas ruas é sempre bom, o bairro não é dos melhores e as ruas estão cheias de casas de prostituição. Eu desaconselho ir sozinho durante a noite.

Um dia com o seguinte trajeto: Visitar a Madelaine (igreja), andar a até a Concorde, passear pelo Jardin des Tuleries e finalizar o dia visitando as lojinhas chiquerérrimas do Palais Royal (ao lado do Louvre).

Outra jornada para Grand Palais, Petit Palais, Pont Alexandre III e Les Invalides. Entrem no museu dos Invalides, não entrem só para ver o túmulo de Napoleão. O museu tem um acervo da primeira e segunda guerras impressionante! Vale a pena dizer que, na igreja dos Invalides, todo domingo, tem uma missa muito bonita com os próprios inválidos, sobreviventes da segunda guerra que marcam presença na cerimônia.

A torre! A torre, é lógico, que é visita obrigatória! Acho legal começar pela vista do Trocadero, que na minha opinião tem a vista mais bonita do monumento. De lá, pode-se descer pelos jardins de mesmo nome, cruzar a ponte em frente, passar por baixo da torre e passear pelos jardins de Champs de Mars, de onde também se pode tirar fotos lindas! No fim desse jardim, está a Ecole Militaire, um prédio bem bonito que vale uma foto. Depois de explorar toda essa área em volta da torre, você vai entrar na fila para subir. A fila quase sempre é longa (para quem quer ir de elevador) e demorada, mas vale a pena, gente! Lá em cima a vista de Paris é linda, linda, linda! Depois disso, dependendo da hora, acho legal descer da torre e tentar pegar o barquinho para fazer o tour no Senna à noite (ou até mesmo o jantar em um bateau mouche)! As vistas são lindas. Paris à noite é uma coisa... Não é a toa que é chamada de Cidade Luz!

O dia das compras! Comece o dia pelo Arco do Triunfo e dali ande pela Champs Elysées até chegar na avenue Montreau, babe bastante as virtrines chiquerérrimas dessa rua! Siga para fazer um turismo no L'Opéra (que é um dos prédios mais bonitos da cidade!) e saindo dali, vá direto para as Grands Magasins, que estão em frente! Aproveite para almoçar no restaurate do último andar da Printemps e apreciar os vitrais lindos que cobrem o teto do lugar! Depois, Galerie Lafayette! Com uma arquitetura linda também e muita coisa para comprar!

Mais um dia para museus! Ficaram faltando ainda o museu do Picasso, do Rodin e o Centro George Pompidou. Tire um dia para ver esses museus que valem muito a pena! Tem também o Instituto do Mundo Árabe, que eu estou louca para ir! Todo mundo fala maravilhas desse lugar.

Olha só, já se passaram oito dias de turismo intenso e ainda faltam algumas coisinhas que eu acho interessantes. Acho que a maioria dos turistas vêm para ficar uma semana e o meu roteiro já estorou esse número de dias. Mas é que aqui tem muita coisa mesmo, gente.. Nas minhas contas ainda ficaram faltando a Torre de Montparnasse (que tem uma linda vista da cidade e um restaurante muito legal lá em cima), o novo Arco do Triunfo, também conhecido como Grand Arch, localizado no centro comercial e moderno de Paris, La Defense, e ainda o Chateau de Versailles, que é lindo e merece uma visita! Acho que se eu fosse cortar algum dia do roteiro acima para podermos colocar pelo menos Versailles na viagem, cortaria o dia da Madalaine, Tuleries e Concorde. Não é que cortaria, mas encaixaria cada uma dessas atrações no fim ou no começo dos outros dias.

É puxado mesmo gente! Vir à Paris é uma maratona!! Não é viagem para descansar, é para cansar!! Mas é tudo muito lindo e tenho certeza de que vale muito a pena! Paris é realmente uma das mais belas cidades do mundo...


Um comentário: