sábado, 30 de janeiro de 2010

Chamonix




Não sei se cheguei a comentar em um post anterior, mas antes de irmos à Suíça, estava planejando na nossa viagem de fim de ano que nós passaríamos uma noite e um dia em Chamonix. Era a primeira parte da trip e foi a única coisa que conseguimos fazer. Apesar de termos pego um tempo horroroso, deu para ver que a cidade é realmente uma graça. Prédios antigos com uma arquitetura típica de cidadezinhas do meio das montanhas de gelo, daquelas que a gente vê nos filmes, sabem? Tudo na cidade, aliás, gira em torno dessa cultura de inverno. Pessoas com roupas de sky por todos os cantos, lojas vendendo milhares de produtos para a prática de esportes de inverno, chalezinhos com lareiras e comidas e bebidas quentes por todos os lados. 

Chamonix fica situada aos pés do Mont Blanc, no meio dos alpes franceses, quase fronteira com a Itália e com a Suíça . A localização exata é: Departamento de Haute-Savoie, na região Rhône-Alpes, França. Gente, a magnitude da cadeia de montanhas é uma coisa incrível. Apesar de só termos visto de baixo, já que era impossível a subida nos alpes devido às más condições do tempo (o tempo estava tão ruim que a visibilidade era zero lá de cima) já deu para ter uma idéia de quão maravilhosa é essa região.

O Mont Blanc é conhecido como o Teto da Europa, sendo o ponto mais alto da França e da Itália, com 4.810,45 metros de altura. Como Chamonix está grudada ao Mont Blanc, a cidade nos oferece inúmeras atrações turísticas diretamente ligadas à montanha. É de lá que se pega um teleférico que nos leva diretamente a um ponto das montanhas chamado Aiguille du Midi, com 3.842 metros de altura. Já imaginaram?? Deve ser uma coisa surreal!! Outro passeio que se pode fazer por lá é pegar um trenzinho que nos leva pelo meio do gelo ao Mer de Glace. Com uma altitude menor do que a do ponto da Aiguille du Midi, o local tem uma caverna de gelo aberta à visitação do público (que no nosso caso estava fechada pelas más condições do tempo...). Existem muitas opções, principalmente para quem gosta de sky ou snowboard; a cidade é conhecida por ser uma das mais charmosas e badaladas estações de esqui da Europa. Ah, não deixem também de comer um fondue por lá! Comemos um de queijo no restaurante do nosso hotel que estava dos Deuses!!

Como vocês podem ver, nós não pudemos aproveitar muito a cidade, mas deu para ter a certeza de que voltarei com mais tempo e de olho na previsão metereológica :) Entretanto, quero dar uma dica. Geralmente os hotéis dentro de Chamonix são um pouco mais caros do que os das regiões perto da cidade. Na verdade existem por alí várias cidadezinhas próximas. Como elas ficam realmente próximas de Chamonix, escolhemos um hotel (que por sinal uma gracinha, com um reastaurante maravilhoso) localizado em Sallanches. Vimos pelo mapa e a distância dessa cidade para Chamonix era de apenas 16 km, então pensamos: "tranquilo, isso dá uns 10 minutinhos de carro". No entanto, são 16 km de uma estrada íngreme, sinuosa, pequena e no meio da montanha. Ou seja, não são só 10 minutinhos para se chegar à Chamonix e sim 30 minutos.

Minha dica portanto é: pague um pouquinhos mais e fique em Chamonix, ou no máximo Les Houches, que é realmente do lado. Se você ficar bem no centro de Chamonix ainda existe a vantagem de não se preocupar em pegar o carro para sair do hotel e ficar procurando vaga pela cidade, que com certeza vai estar lotada e a busca por um estacionamento pode durar quase 1 hora...

Aí abaixo vou colocar algumas fotinhos. As fotos não estão boas porque o tempo realmente não colaborou e o meu humor estava péssimo justamente porque fiquei sabendo que não poderíamos fazer nenhum passeio turístico pelas montanhas... Mas como eu disse, fica para uma próxima!!!































Nenhum comentário:

Postar um comentário