quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fontainebleu - château et parc



Sábado, dia 7 de agosto, foi dia de conhecer o castelo e os jardins de Fontainebleu. Fontainebleu é uma cidade que cresceu em volta da floresta que leva o mesmo nome - que aliás é ótima para passeios de bicicleta e à cavalo, mas dessa vez não tivemos tempo para isso - e que é conhecida, principalmente, pelo seu enorme castelo, o Royal Château de Fontainebleu. Lá, viveram várias gerações de monarcas franceses, começando por Francisco I, que criou a primeira parte do palácio. O local foi o primeiro a ter uma grande galeria decorada na França e também foi através de sua decoração que o Renascimento foi introduzido no país. Depois de servir como casa para várias dinastias francesas e após a Revolução Francesa, o castelo voltou a ser habitado por Napoleão Bonaparte, que ficou lá até seu exílio. Nesse período, o palácio passou por uma transformação e virou símbolo da grandeza do império napoleônico (como uma alternativa ao abandonado château de Versailles), ficando nas mãos da família até a época de Napoleão III.

A importância histórica de Fontainebleu é enorme e, por isso, a gente fica abismado visitando o local. Eu juro para vocês que tive a impressão de o palácio ser maior e muito mais luxuoso que Versailles - não sei se isso é verdade, mas que parece, parece. É lá, que ainda se conserva a única sala de trono da França. São mais de oito séculos de uma história impressionante e, hoje em dia, o castelo é classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Depois da visita do castelo, passeamos ainda pelos jardins, que também são enormes e fazem fronteira com a floresta de Fontainebleu. Um passeio agradável, que nos permite perceber mais uma vez o tamanho do château. Agora no verão, tivemos um dia muito agradável e nos divertimos muito. Eu aconselho a todos! Aliás, acho que por toda sua importância e imponência, Fontainbleu deveria constar mais nos roteiros turísticos. É realmente impressionante, lindo demais! Olhem as fotos :)




O Château de Fontainebleu fica a 60km de Paris, o acesso por carro é feito também pela A6 (a mesma que vai a Courances). Se você quiser ir de trem, saia da gare de Lyon, em Paris, e vá até a gare de Fontainebleu-Avon e pegue um ônibus que te deixa na porta (eu não sei qual é o ônibus, mas perece que é um que faz o trajeto até o castelo várias vezes ao dia). Ah, Fontainebleu é do lado de Avon, que eu nem sabia que era uma cidade francesa. Demos um pulinho lá, só para conferir, mas realmente, não tem quase nada, é uma cidadezinha bem pequena, sem muitos atrativos.

Mais informações no site http://www.musee-chateau-fontainebleu.fr/



Nenhum comentário:

Postar um comentário