terça-feira, 16 de novembro de 2010

Portugal: as pequenas cidades



A nossa viagem à Portugal foi planejada pela mãe do Leo, que anos arás havia morado em Lisboa e conhece boa parte do país. E foi ela mesmo que nos disse o quanto valia à pena conhecer as cidadezinhas históricas portuguesas. Como alugamos um carro, entre uma grande cidade e outra, aproveitamos para conhecer essas pequenas jóias! Vou falar de todas em um só post, já que as cidades são realmente pequenas e algumas horas em cada é mais do que o sufiiente para conhecer tudo.

  • A primeira que fomos foi Óbidos, um território aonde ainda estão os restos de um castelo feudal. Os muros e as torres. Em torno dos muros, cresceu uma simpática vila, cheia de lojinhas e restaurantes e com uma igrejinha, tudo, lógico, no melhor estilo português. A cidade está a norte de Lisboa e vale uma visita de umas 2 horinhas. Como nós estávamos indo para Coimbra, essa foi a nossa primeira parada.







  • Outra parada que fizemos foi Alcobaça. O grande charme da cidade é o seu Mosteiro, em torno do qual se desenvolveu a vila. O mosteiro é em estilo gótico e impressiona pelo tamanho. Chegamos, demos uma pequena volta na cidade e depois entramos no monumento. Fizemos um tour com audioguide e foi muito legal. Conhecemos os antigos cômodos do mosteiro, como a cozinha e o banheiro, enormes! Também faz parte da visita a igreja do mosteiro. Uma coisa que eu achei legal e bem diferente desse tip de construção francesa, é a presença dos famosos azulejos portugueses por todo o mosteiro. Depois do fim da visita, comemos um delicioso bacalhau e um prato de lulas com batatas em uma "tasquinha" típica (mas não peguei o nome - sorry). Como sobremesa, típicos doces portugueses, que compramos numa lojinha premiada, bem em frente à entrada do mosteiro.

                                                                           








  • Ainda no caminho para Coimbra, nossa terceira e última parada foi em Batalha, outra cidade histórica portuguesa. O grande atrativo da cidade também é seu mosteiro, mas esse nós só conseguimos ver uma pequena parte, já que chegamos muito tarde. Também impressionante pelo tamanho, o monumento segue as mesmas características dos outros portugueses que visitei, com a diferença que este ficu interminado, o que na minha opinião deu um charme extra à contrução.






  
  • Quando estávamos voltando para Lisboa, aonde passaríamos nossos últimos dias em Portugal, conhecemos ainda mais duas cidadezinhas. A primeira foi Braga, lugar ao qual fomos muito recomendados a visitar. Braga é uma cidade fofa, com várias construções históricas e com muitas flores espalhadas pelo centro. São realmente muitas igrejas e prédios para visitar, todos em uma grande variedade de estilo: românico, gótico, manuelino, barroco, neoclássico e renascentista. Entretanto, o que mais me chamou atenção foi o Santuário do Bom Jesus do Monte. Uma igreja que me marcou pela arquitetura e localização. Ela fica no topo de uma linda montanha e tem uma escadaria enorme que chega a passar por cima da estrada pela qual passamos para chegar ao local. Essa visita é imperdível se vocês forem à Braga!










  • Fomos também à Fatima, lugar que eu tinha muita vontade de conhecer. Como sou católica e também como sempre ouvi a minha mãe dizendo que queria muito conhecer o Santuário, criei uma certa fixação em ir à Fátima. Não posso dizer que seja um lugar bonito, mas e cercado de muit fé e emoção; são muitos os fiéis pagando promessas e fazendo peregrinação. Mesmo que você não seja tão católico assim, é muito legal conhecer a história da Santa, ver as imagens e entender melhor como tudo aconteceu. Também considero Fátima, uma visita importante se vocês forem à Portugal!







Um comentário: