quarta-feira, 12 de maio de 2010

Restaurante Les Gourmets des Ternes




Hoje vou dar a dica de um dos restaurantes mais tradicionais de Paris quando o assunto é carne. Trata-se do Les Gourmets des Ternes. Muito famoso entre os franceses e entre as celebridades internacionais, o restaurante é um típico bistrô francês que está sempre lotado. Já tinha ido lá uma vez, mas essa semana eu voltei e saí ainda mais satisfeita do que da primeira vez, se é que isso é possível. Comandado por Jean-François Marie, o negócio está aberto desde 1962 e foi passado de pai para filho. Pelas fotos na parede, já temos idéia de que aquele ali não é qualquer restaurante. Fotos do dono com ex-presidentes franceses e com muitas personalidades, até mesmo com estrelas de Hollywood, como Jack Nicholson, fazem parte da decoração, que também é marcada por muitas caricaturas e desenhos espalhados por todo o espaço, inclusive atrás dos cardápios, que diga-se de passagem são feitos à mão.

Esse é um dos charmes do bistrô. Não vá esperando luxo, porque lá você não vai encontrar. As mesas são pequenas, os talheres e copos super simples e os garçons ficam numa berraria frenética dentro do restaurante, que é relativamente pequeno. Por conta disso também, como nos mais típicos bistrôs franceses, as mesas são coladinhas e para sair do seu lugar, o seu acompanhante, que está na sua frente, tem que levantar e puxar a mesa. Ao pedir a conta, você ainda vai se surpreender com um pedacinho de papel cheio de rabiscos à mão. É que lá, a conta é feita pelos próprios garçons, não tem máquina registradora com impressora ou computador.

Da maneira como falei parece um ambiente meio caótico, mas tenham certeza de que é o contrário. O atendimento é excelente e os garçons estão sempre passando na sua mesa para saber se está tudo bem e se está faltando alguma coisa. O próprio dono, o Jean-François Marie, usa roupa de garçom e serve ele mesmo às mesas.  Encontramos no Les Gourmets des Ternes um abiente amigável e muito descontraído. Uma ida ao restaurante é certeza de diversão. Se tiver algum aniversariante então... Eles apagam as luzes, e iluminam o ambiente com lazers coloridos, os garçons colocam óculos piscantes e junto com um bolo falso que é levado à mesa do aniversariante, todos cantam juntos parabéns! Muito divertido gente!

E a comida? Deixei o melhor para o final. As duas vezes que fui lá, comi a especialidade da casa, que é uma carne maravilhosa ao molho de pimenta. A quantidade é fartíssima e ainda vem acompanhada uma bandeja de batata-frita, no melhor estilo dos restaurantes-botecos cariocas, como o Garota de Ipanema. Nunca comi outra coisa porque já sei que esse é O PRATO do restaurante, e também porque todos os garçons vêm na sua mesa recomendar que você peça a especialidade da casa. Dessa vez, não pedimos entradas porque já sabíamos que o prato principal era enorme. Como sobremesa, eu pedi morangos e framboesas, que vêm acompanhados de uma tigela de creme de leite feito no próprio restaurante. Não preciso nem dizer que é mais do que delicioso, que dá vontade de comer a tigela inteira! Além das frutas vermelhas, a grande indicação da casa para sobremesa é o baba au rhum, uma fatia de bolinho caseiro - desses da vovó, sabe? - que, na mesa, é molhado por uma farta quantidade de rhum e de outra bebida chamada siroi! A Nélida, amiga do pai da minha amiga, pediu e se deliciou!  

O segredo do restaurante é passado pelo boca-a-boca dos clientes e, talvez por conta disso, os turistas estão começando a conhecer o local. Como já falei, o restaurante está sempre lotado. O dono, muito irreverente, ao recebê-lo na varanda, vai perguntar se você tem reserva e vai dizer que, já que você não tem, terá que esperar um pouco. A grande questão é que o restaurante não faz reservas e você terá que esperar de qualquer maneira. Então, só para entrar na brincadeira, responda que sim, que tem reserva feita para o horário!

Esse restaurante só tem um problema, a falta de ar condicionado. Por isso, não recomendo ir ao local em dias muito quentes ( ou seja, você pode ir praticamente todos os dias do ano). A primeira vez que eu fui, estávamos em pleno verão. O acúmulo de gente, a falta de espaço e o prato apimentado me fez suar como bica! Mas, mesmo assim, valeu a pena! O gasto é de, mais ou menos, 60 a 80 euros por pessoa. Não é dos mais baratos, mas vale cada centavo.

Olhem abaixo as fotos que eu tirei da noite agradável que passamos essa semana no Les Gourmets de Ternes - a qulidade não está garnde coisa porque são fotos de celular.


O ambiente dentro do retaurante


O papel da mesa cheio de recadinhos de clientes


Os bifes e a bandeja de batata-frita


"Special au poivre"


A hora do parabéns


Reparem no tigela de creme de leite...


Minha sobremesa: morangos e framboesas com muito creme de leite e açúcar


À minha esquerda, o dono, e à minha direita, os garçons



Les Gourmets des Ternes (Viande et Rôtisserie)
87, boulevard de Courcelles - 75008
Métro: Ternes
Atenção: fechado sábados e domingos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário