terça-feira, 6 de julho de 2010

Giverny

Finalmente, esse fim de semana fomos à Giverny, local onde está a casa de Monet e os jardins que tanto serviram de inspiração para o pintor. Sempre tive vontade de ir ao local (principalmente depois da novela "Viver a Vida"), mas por causa do tempo, que começa a melhorar nessa época do ano, só fomos agora. Existem algumas maneiras de ir à cidadezinha, que está a aproximadamente 70 km de Paris, e nós alugamos um carro para fazer o trajeto (quem quiser pode ir de trem até Vernon ou então de ônibus, com algumas companhias turísticas que fazem o passeio).

Saímos de casa às 11:30h da manhã e 12:30h já estávamos lá. Pelo que eu vi, Giverny é uma cidadezinha bem pequenina, que se resume basicamente a uma rua central. Pelos arredores, existem vários estacionamentos gratuitos, o que facilita bastante a nossa vida de turista. Paramos o carro em um desses estacionamentos e fomos até a casa de Monet. A entrada é baratinha, 6 euros, e o passeio é lindo de viver. Ficamos por lá em torno de uma hora e meia, mas é bem verdade que poderíamos ter ficado um pouco mais, sentadinhos e aproveitando a paisagem dos jardins, se não fosse a nossa fome!

Dentro da casa, os móveis, objetos de decoração e os quadros da coleção pessoal do pintor continuam nos mesmo lugares. Os cômodos se espalham por dois andares, mas nem todas as salas estão abertas à visitação do público. Entretanto, o que mais encantou foi o jardim, ou melhor, os jardins. Na frente da casa existe um jardim lindo, cheio de flores e muito colorido! Seguindo esse jardim e passando por uma passagem subterrânea, toda feita de pedra, cruzamos a rua por baixo e saímos em um outro jardim, muito mais verde e muito mais majestoso, mesmo sem o colorido das flores (por incrível que pareça). É nesse momento, que começamos a reconhecer as paisagens pintadas por Monet. São muitas árvores e muitas plantas, cortadas por um riozinho que atravessa a propriedade e que nos dá uma sensação de paz incrível. Ao fundo do jardim, chegamos ao lago, onde está a ponte japonesa e os barquinhos muitas vezes retratados nos quadros. A série de quadros Ninféias é toda baseada na visão do pintor desse lago e da ponte japonesa que o atravessa.

O passeio é imperdível e a gente se sente mergulhado nos quadros impressionistas de Monet. A fundação Monet fica aberta do 1 de abril ao 1 de novembro, das 9:30hs às 18hs. Mais informações pelo site oficial  http://www.fondation-monet.fr/fr/

Para quem não tem tempo de ir até Giverny - que, além da Fundação Monet, abriga também o Museu dos Impressionistas - pode conferir muitas das obras do pintor no Museu Marmottan, no Museu D'Orsay e no Museu de L'Oragerie.

Agora, vejam algumas fotos desse dia maravilhoso! Não reparem em como estou branca, porque eu já desisti de ter alguma cor aqui em Paris...

Ah, outra coisa, para o almoço paramos no restaurante Les Nymphéas, que é também um salon de thé. A comida estava uma delícia e para acompanhar pedimos um resé (que cai muito bem nessa época quente do ano) da região de provence, e estava uma maravilha! Para quem quiser, o restaurante está mais que recomendado!