segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Château de Chantilly






Esse fim de semana, fomos ao Château de Chantilly. Eu só conhecia o castelo de nome, devido ao fato de ter sido lá o casamento do Ronaldo com a Daniela Cirarelli, em 2005. Nunca tive muita vontade de conhecer, até que uma amiga da minha mãe, a Sueli, depois de ter feito uma excursão ao local, me recomendou o passeio. Pois bem, já que estou aqui pertinho, por que não?

Então, domingo, eu, Leo, minha sogra e uma amiga dela, resolvemos pegar o trem e ir até lá! O acesso não é complicado, só um pouco cansativo se você quiser ir de trem. Como não temos carro, pegamos o RER D1, na estação de Chatelet, e seguimos até a parada Chantilly-Gouvieux. São aproximadamente 45 minutos de viagem até o ponto final e mais o tempo que se leva para chegar da estação até o castelo. Como não achamos nenhum taxi, fomos a pé mesmo e caminhamos cerca de 2km até lá. A caminhada é feita dentro de uma floresta, em uma trilhazinha que beira uma estradinha. Não preciso nem dizer que é lindo, né gente? E quando se chega lá, a surpresa é ainda maior: o castelo é simplesmente maravilhoso!

Nós não esperávamos que fossemos gostar tanto, até porque pelo caminho passamos por bairros muito pobres e até mesmo favelas. Mas lá, na cidadezinha de Chantilly, a paisagem é outra! O castelo é enorme, esplendoroso e guarda todo o charme de uma construção secular! O palácio está no lugar de um castelo medieval que inicialmente foi construído em 1560. Entretanto, só parte desse castelo (o petit château) ficou de pé após a Revolução Francesa. Em 1870, o grand château foi reconstruído para o último filho do Rei Luís Filipe I, Henrique de Orleães, o Duque d'Aumale.

Além do château ser lindo por fora, dentro do castelo está o Museu Condé, que abriga as colecções de pintura, desenhos e livros antigos do Duque d'Aumale. A biblioteca (que está no petit château) guarda cerca quinhentos manuscritos e doze mil volumes. Gente, lá tem livros do ano de 1200! É uma coisa surreal, muito lindo! Ah, e o ingresso para o castelo dá direito também a uma visita guiada aos apartamentos do conde (em francês, é claro hahahah).

Bom, resumo do dia: o château de Chantilly é uma visita mais que obrigatória se você vem à Paris e vai ficar tempo o suficiente para deixar a cidade um dia! Não quero comparar com Versailles, que também é muito bonito e único. Os estilos são bem diferentes, Versailles esbanja ouro e riqueza, já Chantilly é mais imponente enquanto construção - isso é claro na minha opinião. Ambos os castelos têm jardins lindos, mas talvez o de Versailles seja maior. Enfim, os dois castelos merecem visita e com certeza não vão decepcionar você.

Abaixo, algumas fotos de Chantilly que eu tirei no domingo!















*As informações sobre Chantilly foram tiradas da Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário