segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Grécia




Ainda não falei muito da Grécia aqui no blog, só tinha colocado umas fotos em um post anterior, por isso hoje resolvi escrever para contar a experiência maravilhosa que eu tive com o Leo nesse país lindo! 

Sempre tive o grande sonho de ir para a Grécia, e falava inclusive, para quem quisesse ouvir, que a minha lua de mel seria lá (alíás, é uma ótima opção mesmo para casais recém-casados!). Quando decidimos viajar para encerrar a nossa temporada na Europa, na metade do ano em 2008, comecei a colocar a idéia na cabeça do Leo. Passava fotos, imagens e videos da Grécia incessantemente para ele, coitado, que, depois de uma overdose de informações, começou a gostar da idéia. Começamos a pesquisar preços e lugares para poder inserir o meu sonho na nossa planilha de viagem. Um site que me ajudou muito, pelo menos pelas lindas imagens e boas informações sobre as ilhas gregas foi o http://www.grecotour.com/ . Eu olhava esse site o dia inteiro escolhendo quais ilhas iríamos visitar, por onde começaríamos a nossa viagem, como iríamos nos locomover no país e quanto tempo precisaríamos em cada lugar.

Como a Grécia seria o último destino da nossa super viagem, que começaria no fim de junho e acabaria no meio de agosto, tínhamos que descobrir qual a melhor e mais barata maneira de se chegar à Grécia partindo da Itália. Isso não foi difícil, e logo descobrimos que exisitiam várias companhias que faziam o caminho Itália - Grécia por mar. Essa nos pareceu a melhor opção porque passaríamos a noite no barco e o preço da passagem saía mais barato do que uma passagem de avião + uma diária em um hotel. Foi a partir daí que resolvemos incluir a ilha de Kefalônia no reteiro, que era aonde chegava o navio que partia de Bari.

A princípio, eu queria visitar todas as principais ilhas (impossível!), mas eu encasquetei que não queria cruzeiro, porque achava que iria aproveitar pouco de cada local. Fechamos um total de 12 dias no país e depois de muito sofrer (para selecionar os destinos finais) decidimos que iríamos a Atenas, Mykonos, Santorini e Kefalônia. Isso dava uma média de 3 dias em cada local, o que para mim estava de bom tamanho. É lógico que deixamos muitos lugares para trás, mas com um pouquinho de tempo a mais em cada uma dessas cidades, poderíamos conhecer também algumas ilhas menos conhecidas (próximas aos locais que iríamos) fazendo passeios de duração de um dia.

Começamos a viagem saindo de Bari e chegando na manhã seguinte a Kefalônia que, diga-se de passagem, foi o lugar que eu mais gostei. Kefalônia é uma ilha grande, mas não tão conhecida entre os brasileiros. Faz muito sucesso entre os europeus, mas é claro não chega a ser tão conhecida como Santorini e Mykonos. É uma ilha com muitas praias desertas e paradisíacas. Se você já pensou em ir à Grécia para a lua de mel, não deixe Kefalônia de fora do roteiro. Nós ficamos 3 noites na ilha e dois dias inteiros. No primeiro, alugamos um barquinho e exploramos as praias que só tem acesso por mar (não precisa saber guiar barco nem ter carteira, você tem uma aulinha rápida na hora) . Visitamos muitas, todas pequeninas e sem nenhuma outra pessoa! Parávamos o barco, dávamos um mergulho, ficávamos um pouco na areia e depois partíamos para outra prainha. No barco tínhamos um isopor com bebidas e alguns biscoitos. No segundo dia, alugamos uma scooter e fomos as praias do circuitão, que também são maravilhosas, mas é claro, cheias de gente!













De avião, fomos para Atenas. Ficamos lá dois dias, mas sinceramente me decepcionei um pouco com a capital grega. Atenas guarda um parte importantíssima de uma história milenar, mas a cidade não me parece pronta para receber turistas. Nos monumentos, não existem serviços como guide tour ou até mesmo distribuição de folhetos para explicações e isso faz com que você tenha que sair do hotel com uma excursão guiada para conhecer a cidade. Chegar na cara e na coragem, por conta própria, para fazer as visitas turísticas é furada. Você vai ficar olhando aquelas construções magníficas e não vai entender absolutamente nada do que está vendo, já que não vai receber auxílio de nada nem de ninguém.











Depois de Atenas, seguimos para Mykonos, por ferryboat. Mykonos é mundialmente conhecida pelas praias e pelas festas. E é isso mesmo! O que se vê por lá são praias maravilhosas e festas 24 horas por dia. Tem festa de manhã, à tarde e à noite. Se você tiver pique, pode emendar uma festa na outra e passar alguns dias sem dormir, ou então, dormir na praia mesmo. Eu e Leo não fizemos isso, aproveitamos mais as praias do que as festas, mas fomos a uma boate que não me lembro mais e também a uma pré party, na super paradise beach (essa praia e a paradise beach são as mais cotadas para essas festinhas de pré e de pós night). É bem cansativo, mas eu acho que se eu voltasse, tentaria aproveitar mais as festas também, principalmente às que rolam depois das nights - as after parties, como são conhecidas por lá -  que começam às 5 da manhã e acabam ao meio dia. Todo mundo diz que essas festas bombam demais! Para andar pela ilha alugamos também uma scooter. São muitas praias e as distâncias são relativamente longas. Optamos pela moto porque é mais fácil para estacionar do que carro, mas o carro é melhor para a noite.











Nossa última parada foi Santorini. A minha idéia de Grécia sempre se resumiu nas imagens que eu via na tv e na internet de Santorini. Aquelas casinhas branquinhas com telhados azuis no alto de uma montanha cercada por mar por todos os lados. Quando chegamos na ilha, vimos um visual muito bonito, mas as imagens que estavam na minha cabeça, eu só pude ver em Oia, a parte da ilha que é exatamente como eu tinha visto nas fotos. Oia é aparte mais charmosa da ilha, mas também a mais cara. Os hotéis são encantadores, mas têm preços salgados e é nessa parte de Santorini que estão também as melhores lojinhas. O visual do lugar é estonteante, mas como eu gosto de areias brancas, não liguei muito para as praias dessa ilha. Destaco a praia vermelha, que é realmente muito diferente do que tinha visto antes e linda demais. Tem também a praia negra, mas essa  só achei diferente e não bonita. Em Santorini, alugamos carro, porque as distâncias são realmente bem grandes.










Resumindo: amei a minha viagem, achei tudo lindo e maravilhoso mas fiquei com gostinho de "quero mais". No total, a Grécia tem mais de 1000 ilhas, ou seja, é impossível conhecermos todas, mas eu deixo uma dica: vale a pena conhecer as grandes ilhas e as mais visitadas sim, mas as pequenas, e quase que desconhecidas, podem revelar paisagens lindíssimas e são perfeitas para quem está fugindo de agitação e em busca de um paraíso perdido! Outra dica importante é levar uma havaianas daquelas que são presas atrás, porque muitas praias na Grécia são de pedrinhas e podem machucar se você está descalço/a.





Nenhum comentário:

Postar um comentário