segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Que dor no coração!





A época do carnaval é uma das piores para quem mora fora do Brasil. Isso porque não existe em lugar nenhum do mundo carnaval igual ao do nosso país! Nenhum outro país entra nesse clima de festa e alegria e pára tudo só porque é carnaval. Vejam bem: eu não estou discutindo aqui se é certo ou errado parar tudo só porque é carnaval, mas estou constatando que quando estamos longe, essa farra toda faz muita falta!

Esse será o terceiro carnaval que eu passo na Europa. No primeiro ano em que isso aconteceu, em 2008, eu estava em Madrid, e junto com a minha amiga de apartamento, também brasileira, nós fomos atrás do que falaram para a gente ser um desfile de carnaval! HA HA HA, essa é a melhor descrição para a nossa noite, que foi definitivamente um desastre, ou melhor, uma piada. Sim, houve um desfile que cortou a cidade, mas não, não era um desfile de carnaval, eram simplesmente pessoas desorganizadas, cada uma com uma roupa mais estranha do que a outra, desfilando em carros, que estavam longe de ser carros alegóricos. Nós ficamos lá talvez uma hora e ainda por cima no frio, claro, porque enquanto em fevereiro o povo brasileiro lota as praias e reclama do calor, as pessoas aqui na Europa se esncondem nos casacos para se proteger do frio... Foi realmente uma experiência traumática para mim e para a Liana também.

Por causa dessa experiência, ano passado, quando o Leo me falou de um desfile de carnaval aqui pelas ruas de Paris eu falei: "não vou nem que você me pague!". Esse ano, mais uma vez a minha saga se repete... Logo comigo, carioca da gema, acostumada com os bloquinhos de rua, com desfile na Apoteose e até com o carnaval de Salvador. Ai meu Deus, por que???? É por isso que me dá uma dor no coração de olhar no orkut e no twitter os relatos e as fotos dos meus amigos no pré-carnaval do Rio... Ai, que saudadesssss

Mas vocês estão achando que esse ano está tão ruim assim? Não!!! Esse ano pelo menos eu tenho a Globo Internacional que vai transmitir os desfiles da Apoteose e ainda os blocos de Salvador! O que mais eu posso querer??

Eu juro para vocês que isso está me deixando mais feliz, embora eu jamais pensei que fosse gostar de ver os desfiles das escolas de samba pela tv! Pelo contrário, no Rio, eu sempre achei um saco assistir isso! O bom mesmo era sair para o Circo Voador, Lapa, Bloquinhos de rua no Centro, Ipanema, Leblon, Santa Teresa... Ai meus bons tempos... Mas tudo bem, quem não tem cão caça com gato!



Nenhum comentário:

Postar um comentário