quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Bruges e Bruxelas




Fim de semana passado fui finalmente a Bruxelas e a Bruges. Era uma viagem que eu queria muito fazer, mas ainda não tínhamos tido oportunidade e dinheiro. Como a mãe do Leo também queria voltar à Bélgica, ela nos convidou e fomos todos! Alugamos um carro e saímos no sábado de manhã daqui de Paris. O GPS nos levou por um caminho mais longo, que não tinha pedágio, então demoramos umas 4 horas para chegar lá, mas pela auto-estrada demora um pouco menos de 3 horas, super rápido.

Decidimos pelo seguinte roteiro: chegaríamos em Bruxelas, visitaríamos a cidade e ficaríamos até o anoitecer, seguindo depois para Bruges, aonde dormiríamos e passaríamos o dia seguinte. No domingo, voltaríamos a tardinha para Paris, parando para almoçar em Lille, cidade francesa pertinho da fronteira da Bélgica. Ao chegar em Bruxelas, achei tudo muito estranho e meio sujo. Paramos o carro e fomos para "o ponto turístico" da cidade, que é a Grand Place. Realmente a praça é linda, com uma arquitetura tipicamente belga e, durante a noite, o lugar fica mais bonito por causa da iluminação. Essa praça já foi considerada a mais bonita do mundo por alguns autores e em 1998 entrou para a lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

No entanto, se a minha singela opinião vale alguma coisa, eu acho que a tal praça não é isso tudo não. É bonita sim, com uma arquitetura diferente, mas é só isso. Desculpem a sinceridade, mas fui esperando muito e não achei nada demais. Além da Grand Place, visitamos outra atração turística da cidade, o Manneken, aquele bonequinho de bronze fazendo xixi. Olha gente, eu ainda estou tentando entender porque essa estatuazinha (zinha mesmo, porque é bem pequena) de uma menino fazendo xixi é um ponto turístico. Um monte de gente fica ali em volta para tirar foto de uma simples estátua... Se fossem só botafoguenses espalhados por ali, eu até entenderia - o símbolo do botafogo é uma cópia do Manneken - mas não, são turistas das mais diversas nacionalidades. Bom, vai entender né? Turista é uma coisa meio estranha mesmo. Por via das dúvidas, eu tirei uma foto lá também hahahah. Visitamos ainda a Galerie de la Reine e a Galerie du Roi, muito bonitas.

Pelo que eu vi nos cartões postais, a cidade fica bonita mesmo na primavera, quando se estende um enorme tapete de flores na praça principal. Se você for no inverno como eu fui, aproveite o que, para mim, são as grandes atrações da cidade: as milhares lojas de chocolates (os belgas são considerados, junto com os chocolates suíços, os melhores do mundo) e os muito tipos de cerveja! Vale a pena comer bastante chocolate e tomar diferentes tipos de cerveja em um dos muitos pubs espalhados pela cidade. Ah, as batatas-fritas também são tradicionais por lá! Dê uma provada também

No geral mesmo, não achei nada demais em Bruxelas. Não digo que você tenha que retirar a cidade do seu roteiro, mas não deixe mais do que algumas horas para a cidade. Já Bruges.... Ai meu Deus, Bruges é um encanto, é uma cidade de conto de fadas!! Vamos ao relatório completo: Bruges é uma cidade com menos de 120 mil habitantes localizada na região de Flandres, Bélgica. A cidade é toda recortada por pequenos rios e por isso é chamada também de Veneza do Norte. Gente, sem exageros, a cidade é linda e o seu centro histórico está também na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

A praça principal parece uma pracinha toda montada por aquele brinquedo, da década de 80, "pequeno construtor", sabe? Um que era uma caixinha cheia de partes de casinhas em madeira com tijolinhos coloridos desenhados, lembra? Depois vou botar uma foto para vocês verem! A cidade parece mesmo um sonho: nos rios que a cortam, cisnes e barquinhos por todos os lados com casas e pequenos castelos em suas margens; nas calçadas, além de muitas lojas de chocolates, charretes com cavalos lindos para lá e para cá e claro, praças magníficas, casas lindíssimos, igrejas, torres enormes e tudo o que há de mais romântico nesse mundo. É ou não é parada obrigatória se você vem em lua de mel para a Europa??? Está mais do que indicado hein gente?! 

Nós passamos uma noite lá e tivemos a chance de ver a cidade à noite, que fica ainda mais charmosa... O ideal é ficar hospedado no centro histórico mesmo, aonde estão todas as atrações da cidade. Se o seu hotel está nessa meiuca, você pode fazer tudo andando! Os restaurantes não são muito baratos, mas são muito charmosos e vale a pena um jantar a dois! Resumindo, eu posso dizer que estou apaixonada por Bruges. Uma mistura de Amsterdam com Veneza que deixa qualquer um encantado!!!

Para finalizar a viagem, como eu tinha dito, na volta paramos para almoçar em Lille. A cidade, apesar de ser francesa, tem uma arquitetura bem similar à belga e tem lá o seu charme; a praça principal tem prédios antigos enormes que mostram bem essa característica. Mas sinceramente gente, depois de Bruges, qualquer destino dessa viagem seria mais ou menos. E foi exatamente isso que eu achei de Lille, mais ou menos.

Ufa! Escrevi demais!! Vou colocar agora algumas fotos da viagem.
Embaixo, fotos de Bruxelas.









Agora, fotos de Bruges!
















Agora, diz pra mim que não é igual ao brinquedo que eu falei?





2 comentários:

  1. Nem preciso dizer que vou querer todas as dicas de Bruges, né?
    Tô contando os dias!!!!
    Beijos Jô.

    ResponderExcluir
  2. Tati!!Vc achou Bruxelas suja? Caraca eu tirei foto do chão de tão limpa que é!!!! E a batata frita!!!!Vc não comeu? A batata frita de Bruxelas é considerada a melhor batata frita do mundo.E realmente é.kkkkkk E Bruges realmente é lindíssimo.

    ResponderExcluir