domingo, 14 de fevereiro de 2010

Mont Saint-Michel e Saint Malo



Esse fim de semana alugamos um carro e fomos para a Bretanha e Normandia, visitar o Mont Saint-Michel e a cidadezinha de Saint Malo. Gente, para variar, como todos os lugares que eu já visitei aqui na França, achei tudo lindo! O nosso roteiro foi o seguinte: saímos sábado cedo de Paris e depois de 3:30h chegamos a Mont Saint-Michel. Conhecemos o lugar e depois fomos para Saint Malo, onde dormimos e ficamos a manhã de domingo.







O Monte fica localizado na região da Normandia, no departamento da Mancha. Acredita-se que foi construído em 708 em homenagem a São Miguel Arcanjo e, depois, monges beneditinos se instalaram na abadia e uma cidadezinha foi crescendo ao redor. No período da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foi muito importante para marcar o território francês já que resistiu a várias tentativas de invasão pela Inglaterra. Por isso, o Monte é um símbolo da identidade nacional francesa. Em 1979, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Na verdade, eu sempre tive muita vontade de conhecer o Mont Saint-Michel, pelas fotos maravilhosas que eu via pela internet, então eu fui com uma expectativa muito grande. Realmente achei muito lindo, o visual que se tem daquela pedra imensa, encravada no meio do canal da Mancha, com uma abadia linda de morrer em cima, é de babar! Mas confesso que lá em cima, eu não achei nada de muito diferente do que já vi por aqui. Então, na minha opinião, o bonito mesmo é a vista que se tem do local e 3 horas são suficientes para visitar tudo e tirar fotos, muitas fotos!  A minha dica é chegar lá no fim da tarde, porque aí você consegue tirar fotos ainda com a luz do dia e depois, durante a noite, mas atenção: a visitação interna da abadia vai até às 17hs! Eu não pensei nisso e, como chegamos relativamente cedo em Mont Saint-Michel, depois eu voltei de novo com o Leo só para tirar as fotos de noite.





De Mont Saint-Michel partimos para Saint Malo, que me surpreendeu muito! Saint Malo fica na região da Bretanha e é uma cidade relativamente grande, mas a principal parte turística é a cidade intramuros. É uma viagem no tempo! Já visitei muitas cidades com centro histórico murado, como se fazia antigamente para se demarcar o território, mas, na minha opinião, o grande diferencial de Saint Malo é a mesma que fica localizada em frente ao mar. Por causa disso existem várias praias ao redor da parte intramuros e a minha opinião é de que essa cidade deve bombar no verão! A gente percorreu toda a fronteira da parte histórica em cima dos muros, de onde se tem uma vista diferenciada! Lá dentro, a gente visitou a igreja e andamos pelas ruelas cheias de charme do local. Um ponto alto são as lojinhas (muitas coisas fofas para comprar) e os restaurantes maravilhosos e baratos! Isso mesmo, os menus custam em torno de 13 euros. Não deixem de comer os tradicionais crepes feitos com a farinha de sarrazin (preta) e as cidras, ambos típicos da região da Bretanha. Uma delícia, gente!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário