segunda-feira, 1 de março de 2010

Tempo maluco!




Gente, tô boba como a tempestade que passou aqui pela Europa causou tantos estragos. Na manhã de domingo, eu acordei com o barulho do vento na nossa janela. O vidro estalava, e olha que ele é duplo, bem espesso. Mantive a minha rotina e fui passear com a Cherie. Quando cheguei na Av Foch, vi um carro de bombeiros e policiais tentando remover uma árvore que caiu. A árvore, enorme, diga-se de passagem, ficava no jardim de um prédio e caiu em direção à rua. Resultado: muro destruído, rua interditada e galho para tudo quanto é canto. Continuando o meu passeio pelos jardins da Foch, outra árvore arrancada pelo vento. Uma árvore gigante foi arrancada pela raiz e ficou lá, no meio do jardim. Como ainda estava ventando muito e eu e Cherie quase levantamos vôo, achei melhor voltar para casa. Comentei com o Leo, mas não passou disso.

Hoje, saí de manhã e mais uma vez vi alguns sinais da ventania: placas de trânsito caídas por todas as partes. Quando cheguei em casa, fui apurar melhor o que tinha acontecido. Uma tempestade seguida de ventos de até 200km por hora se formou no Atlântico e invadiu o continente europeu, matando mais de 50 pessoas. Só aqui na França foram 45 mortes... Aqui em Paris, mais de 100 voos foram cancelados no Charles de Gaulle. Bizarro, gente! O que está acontecendo com o clima?!

A gente sabe que é o aquecimento global, né? Mas o que eu to achando incrível é a velocidade com que as mudanças climáticas estão acontecendo. A gente está sentindo na pele desde pequenas mudanças até grandes tragédias. Um exemplo disso é aqui mesmo em Paris. Graças a Deus, não houve nenhuma calamidade por aqui, mas o tempo nesse inverno está totalmente louco. Para começar, que já nevou pelo menos umas 5 vezes nesse último inverno - e no ano passado foram 3 grandes nevascas. Isso não teria a menor importância se fosse corriqueiro nevar por aqui. Mas não é! Os franceses não estão entendendo nada. Havia anos que não nevava, e quando nevava, era uma vez, e depois, mais anos e anos para nevar de novo. Outro exemplo: semana retrasada, a temperatura por aqui estava baixíssima, em torno de -4 graus (mais do que o normal para o inverno parisiense), mas na semana passada, de um dia para o outro, chegamos aos 13 graus! Como assim?! Uma subida de mais de 15 graus no termômetro, de um dia para o outro! Isso definitivamente não é normal.

E as desgraças que já aconteceram esse ano por causa do clima? Chuvas absurdas no início do ano em Angra dos Reis e em São Paulo. Agora é o Mato Grosso que está alagado. Terremoto no Haiti e terremoto seguido de tsunami no Chile. Nevascas fortíssimas nos EUA e em países europeus como Polônia e Alemanha, aonde a temperatura ficou em -20 por dias consecutivos... Gente, a coisa tá feia...

Espero que cada um comece a se mobilizar e fazer um pouquinho para tentar amenizar a continuação do Aquecimento Global. É lógico que os grandes responsáveis são as grandes indústrias e os próprios governos que não abrem mão do desenvolvimento pelo meio-ambiente. No entanto, cabem a nós atitudes simples como reciclar o lixo, economizar água e cuidados com o carro - para que ele não elimine gases extras por exemplo. Isso pode parecer pouca coisa, mas se cada um fizer o seu, pode ser que ainda dê tempo de revertermos essa situação.

Eu peguei uma listinha do site http://www.revistaamazonia.com.br/ que diz o que nós, simples mortais, podemos fazer para contribuirmos com o meio ambiente. Dêem uma olhada! Não custa ajudar!!!

 AO COMPRAR


Carne
-Pergunte sobre a origem do produto
-Cerca de 70% das áreas desmatadas são para abertura de novas pastagens

Madeira
-Procure sempre o selo FSC
-É a garantia de que a madeira foi retirada corretamente

TRANSPORTE

-Prefira o transporte público. Além de ser menos poluente, você evitará parte do estresse do dia-a-dia
-Use bicicleta ou caminhe sempre que possível
-Para viagens curtas a trabalho ou de turismo, prefira o ônibus

Carro
-Faça sempre uma revisão
-Um carro que funciona corretamente consome menos combustível e emite menos gases causadores do efeito estufa
-Os pneus bem calibrados evitam um consumo excessivo de gasolina
-Ao comprar, dê preferência aos veículos flex e que sejam mais econômicos
-Se puder, abasteça com álcool e não com gasolina

EM CASA

-Procure sempre comprar aparelhos eficientes em consumo de eletricidade
-Desligue as luzes dos ambientes não utilizados
-Retire das tomadas os aparelhos em stand-by
-Instale painéis solares para aquecer a água
-Substitua as lâmpadas da casa por lâmpadas fluorescentes compactas
-Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando

NO TRABALHO

-Verifique se as luzes estão desligadas ao sair
-Mantenha os aparelhos de ar condicionado a 25º C
-Verifique se os aparelhos de ar condicionado estão na sombra.
Eles consomem 5% menos se não estiverem no sol

E PRINCIPALMENTE

-Evitar queimadas
-Plantar árvores

Nenhum comentário:

Postar um comentário