quarta-feira, 28 de abril de 2010

Viagem à Amsterdam



Quando a Joana e a Renata decidiram que viriam para cá, logo "criamos" a nossa escapada de um fim de semana para Amsterdam. Eu e o Leo já tínhamos ido para a cidade, mas eu tinha muita vontade de voltar para poder ir no parque Keukenhof, um dos maiores parques de flores da Europa. A grande questão é que o parque só abre na primavera, o que havia nos impedido de visitá-lo em 2007. Mas, agora, pudemos juntar o útil ao agradável! Pois então, compramos as passagens, reservamos o hotel e compramos os ingressos do parque pela internet (meu medo de não conseguir bilhete no dia era tanto que eu fiquei neurótica!)

O dia mesmo da viagem foi um terror... Resolvemos, que para evitar o trânsito caótico nas phériferiques (estradas que circundam Paris), iríamos de trem, RER B, para o aeroporto. Nós não sabíamos que no dia, o RER estava em greve e, por causa disso, entramos bem. Além de pegar um trem super, hiper lotado, o trem demorava milênios em cada estação. Para finalizar o perrengue, na penúltima estação, faltando apenas uma para a do terminal 3 do Roissi (aeroporto Charles de Gaulle), ouvimos o maquinista dizer que o trem não seguiria em frente e que deveríamos esperar 5 minutos pelo próximo trem. Ficamos lá, esperando, mas já estávamos mais do que em cima da hora, e para piorar, um outro aviso do auto-falante disse que o próximo trem só chegaria em 15 minutos. Resultado: mesmo correndo que nem uns desesperados para pegar um táxi que nos levasse ao nosso terminal, chegamos no portão da Air France e descobrimos que tínhamos perdido o vôo... Pela primeira vez na vida eu perdi um vôo e foi tão decepcionante... No entanto, conseguimos o reembolso das taxas de aeroporto das passagens (que representava quase 100% do que havíamos pago) e como bons guerreiros que somos, alugamos um carro! Às 22hs da sexta-feira, estávamos saindo do aeroporto. Chegamos em Amsterdam às 3h da manhã. 

Que perrengue!!! Chegamos, estacionamos o carro e fomos direto dormir. No dia seguinte, levantamos cedo para podermos dar conta de tudo - principalmente as meninas, que não conheciam nada ainda. Acho que para elas, a viagem ficou um pouco corrida, mas para mim e para o Leo, foi bem tranquilo. Dois dias em Amsterdam bastam para conhecer as principais atrações turísticas da cidade, mas o problema é que o nosso segundo dia seria destinado ao Keukenhof. De qualquer maneira, elas conseguiram ver o que elas queriam e no final, tudo deu certo. Domingo então, fomos de carro para Keukenhof, que fica há uns 20min/30min de Amsterdam. Foi lindo! O parque está mais do que recomendado!!!!

Vou colocar aqui alguns detalhes que podem ajudar você, caso esteja planejando ir à Amsterdam.

Principais atrações:
1. Museo Van Gogh
Endereço: Paulus Potterstraat 7 (Fonte)
Horários: todos os dias das 10:00hs às 18:00hs, exceto nas sextas, quando o museu fica aberto até as 22:00hs (mais informações aqui)

2. Casa da Anne Frank
Endereço: Prinsengracht 267
Horários: de julho a agosto, das 9:00hs às 22:00hs. De 15 setembro até 14 de março, das 9:00hs às 19:00hs. De 15 de março até 14 de setembro de domingo à sexta das 9:00hs às 21:00hs e sábado das 9:00hs às 22:00hs. (mais informações aqui)

3. Rijksmuseum
Endereço: Postbus 74888 / 1070 DN Amsterdam
Horários: todos os dias das 9:00hs às 18:00hs. Fechado no dia 1 de janeiro (mais informações aqui)

4. Vondelpark
É o parque mais conhecido de Amsterdam e é muito bonito. Com muitas árvores, espaços verdes e lagos, o parque merece um passeio, a pé ou de bicicleta. Lá dentro, se eu não me engano, tem restaurantes e cafés também, e você pode aproveitar para comer alguma coisa por ali mesmo.

5. Passeio pelos canais
Apesar de eu não ter feito em nenhuma das vezes que eu fui (basicamente por causa do frio), existem algumas opções para se fazer passeios pelos canais - que são muitos - e conhecer a cidade através de um outro ponto de vista! Pequenos barcos e pedalinhos são algumas das opções para se fazer esses passeios.

6. Red Light District
Na Holanda, a postituição é legalizada, então, para os turistas, uma das grandes atrações de Amsterdam é o bairro Red Light, aonde as prostitutas ficam dentro de pequenos quartos com janelas enormes voltadas para as ruas, que mais parecem grandes vitrines. Durante a noite, o local fica lotado de curiosos - principalmente homens - mas é tudo seguro, inclusive com circulação de policiais. Lógico, deve ter batedores de carteiras, como em qualquer lugar com grande concentração de turistas, mas não passa disso. Um coisa que vale a pena dizer e que eu já escutei bastante é que não se deve fotografar o bairro e muito menos as mulheres, parece que se elas acham que estão sendo fotografadas, chegam os responsáveis pelas meninas e a coisa fica feia... Melhor não arriscar.

7. Het Museumplein
É nessa praça que estão os museus Van Gogh e o Rijksmuseum, além também de um grande gramado, lindo e verde, e aquela escultura "I AMSTERDAM", sabe? Vale a pena passar para tirar uma foto.

8. Coffee Shops
Mesmo para quem não gosta ou não quer fumar, vale a pena conhecer os coffee shops tão falados de Amsterdam. São muitos, com vários estilos e tamanhos.

9. Heiniken Experience (Museu)
Endereço: Stadehouderskade 78

Horários: de segunda à domingo, das 11:00hs às 19:00hs

Um blog bem legal que fala tudo sobre Amsterdam é o http://www.ducsamsterdam.net/ . Muitas das  informações desse post eu peguei lá. Vale a pena olhar antes de visitar a Holanda.

Agora, veja algumas fotinhos do nosso fim de semana pra lá de animado!


Casas na beira de um dos canais


O gramado da Het Museumplein


Ainda na Het Museumplein


Vondelpark


Vondelpark


Heiniken Museum


        


 
Informação útil:
Já fiquei em dois hotéis em Amsterdam, os dois muito bem localizados. O primeiro, o Rembrandt Classic, era muito bom: limpo, um quarto excelente e café da manhã muito bom. Em compensação, o preço não é tão em conta. Já o Mozart Hotel, que foi o que eu fiquei dessa vez, apesar de mais barato, eu não gostei tanto em termos de hotel: achei o quarto pequeno (o quarto para 4 pessoas tinha 3 camas e um colchonete no chão), o café da manhã pobre e não tão limpo assim.



2 comentários:

  1. Pô, botou a foto que eu tô dormindo, hahaha.
    Eu amei Amsterdam, mesmo com todos os perrengues. Tem que colocar o nosso vídeo da Heineken, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati

    Fico feliz que tenha podido ajudar com o Ducs Amsterdam :) Belas fotos, especialmente das flores!

    Obrigado pelo link e grande abraço!

    ResponderExcluir