sábado, 10 de outubro de 2009

Dica: Paris de Bicicleta!








Assim que chegamos em Paris em janeiro, eu queria, óbvio, descobrir toda a cidade. Apesar de já ter vindo  antes como turista, tinha ficado somente uma semana e foi aquela correria, afinal, uma semana é pouco pra cá.

Então, assim que deu uma trégua no mau tempo (porque aqui no inverno chove muito...) resolvemos fazer um programa diferente. Pegamos uma bicicleta e fizemos um trajeto bem legal em duas rodas! Aqui em Paris exitem vários pontos de aluguel de bike espalhados pela cidade. São as Velib! Gente, é super simples e barato (o aluguel por um dia inteiro é de 1 Euro)!! A cidade é preparada para receber ciclistas e existem ciclovias espalhadas por todos os cantos. O único problema é que muitas vezes a pista para pedalar é a faixa exclusiva para os ônibus, o que me deu um certo medo, mas como aqui todo mundo respeita bicicleta, sem problemas.

O trajeto que fizemos foi:
Ponto de partida: Av de la Grande Armée (pertinho daqui de casa). Seguimos a avenida até chegar ao Arco do Triunfo. Pausa para fotos!




Fizemos uma meia volta na Praça da Etoile (aonde está o Arco) e entramos na Avenue Kleber até chegar no Trocadero, que é, sem dúvida, a vista mais bonita da Torre Eiffel. Parada longa pra fotos!!!!




Depois de babar muito com o visual, descemos de bicicleta pelos jardins do Trocadero e chegamos à beira do Sena quase embaixo da torre. Atravessamos o Sena e demos a volta da Torre e paramos mais um vez para tirar fotos dos jardins de Champs de Mars (aquele gramado enorme que tem atrás da torre e que segue até a École Militar) Fomos até o fim do gramado (mais uns cliks na frente da École Militar) e depois voltamos pelo outro lado até chegar ao Sena de novo!
Fomos pedalando então à beira do Sena, sempre com uma vista absurda, porque eu vou dizer uma coisa, Paris é muito linda mesmo. A arquitetura da cidade não tem igual (pelo menos eu nunca vi igual)!




Depois de uma pedalada agradável, chegamos à ponte Alexandre III (linda demais). Não cruzamos a ponte, mas dobramos à direita, para irmos direto ao Les Invalides, que também é uma coisa!! Fotos nos jardins dos Invalides!
Fizemos então caminho contrário para chegar de novo na ponte, cruzamos a ponte e tiramos mais fotos, lógico! Chegamos então no Grand Palais e Petit Palais (falei em petit lembrei da professora de francês - ninguém merece!!!). Lindos, exuberantes! Fotos!Fotos!Fotos!
Logo depois de passar pelos dois palácios chegamos à Champs Elysée. Dobramos à direita e já estávamos na Place de la Concorde. Uma voltinha na praça e de volta à Champs Elysée. Percorremos então toda a avenida até chegar de novo ao Arco do Triunfo! Voltamos então pela Avenue Foch, uma avenida linda aqui pertinho de casa, aonde depois entramos na Malakof, deixamos as bikes e chegamos em casa mortos, mas muito satisfeitos!!

Gente, esse passeio é uma coisa de lindo e de diferente tb! Mas não dá pra entrar nos lugares (não é permitido o acesso com bicicleta), só se vc ficar devolvendo a bike o tempo inteiro e aí, é lógico, que não vai dar pra fazer o passeio inteiro! Não vai dar tempo! Eu considero o trajeto como um tipo de reconhecimento de território! É legal demais vc ter uma idéia da cidade em cima de uma bicicleta! É claro que existem muitos outros trajetos, eu mesma já fiz três diferentes, todos passando por lugares divinos, mas esse eu chamaria de circuitão mesmo hahah

A Carlinha, uma amiga minha, quando veio aqui, topou fazer o tour e adorou! Olha a nossa fotos em frente ao Invalides




Ainda não são muitos os turistas que fazem isso, talvez porque não conheçam a possibilidade, ou talvez porque achem que de metrô é melhor. O fato é que de metrô é realmente mais rápido, mas você acaba não conhecendo a cidade por cima, só os pontos turísticos mesmo. Portanto, se você vier à Paris e estiver fazendo sol, não pense duas vezes: vá de velib!




Nenhum comentário:

Postar um comentário