quinta-feira, 8 de outubro de 2009

França: país de queijos e vinhos! ai meu estômago...




É lógico que quando a gente chegou a gente ficou encantado com a oferta e os preços baixíssimos de queijos e vinhos! Aí, o que vocês acham??? Era queijos e vinhos todos os dias pro jantar.. O primeiro mês, em termos de comida, foi maravilhoso! Ai, quanta coisa boa que tem aqui pra comer, mas vou ficar restrita aos queijos e aos vinhos nesse post!

A minha primeira paixão foi o queijo de cabra! Devorávamos todos os dias muito queijo de cabra (de chèvre para quem vier aqui e quiser pedir). É claro que a gente também não largava de mão o camembert e o brie (que eu comia todo santo dia com geléia de framboesa - receita que eu tinha aprendido quando trabalhei no bar de um amigo meu em Madrid). Depois eu descobri o delicioso sabor do queijo de vaca... É, o simples e manjado queijo de vaca, mas muito diferente dos que nós temos aí no Brasil - sem desmerecer é claro, pq eu sinto muita falta do queijinho de Minas e do requeijão. Gente, eu e o Leo passamos a colocar em primeiro lugar o Saint Félicien, um queijo de vaca cremoso que realmente é dos Deuses... Não preciso falar que queijo era o que não faltava aqui em casa! Os queijos entraram pro meu cardápio também no café da manhã - o que apesar de eu realmente não entender, é um pecado pros franceses! Como assim é um pecado comer queijo no café da manhã??? Bom, como eu sou brasileira, não to nem aí, to comendo na minha casa e não tenho que dar satisfação pra ninguém!

Acompanhando os queijos é lógico vinham os vinhos - mas só pro jantar gente, juro! Era vinho tinto e vinho branco! Vinho branco sim! A gente aprendeu aqui que tem vários vinhos brancos que combinam perfeitamente com queijos, apesar de muita gente achar que queijo se come com vinho tinto e ponto! Quando você vai nos restaurantes chiques daqui e você pede sugestão para acompanhar os queijos, é 100% de certeza que vai vir um vinho branco!

Bom, eu sei que tá todo mundo com água na boca, mas o fim do primeiro mês foi triste, mas não inesperado. O que pode acontecer com uma pessoa que come queijo e bebe vinho impulsivamente por um mês? GASTRITE!! Nunca tinha tido e comecei com uma das brabas.. Pega o telefone e liga pra família de médicos do Leo! Omeprazol durante uma semana!!! E o pior: nada de queijo e muito menos de vinho.. dietinha chata, ainda mais pra mim que odeio legumes e verduras... Imagina, proibida de comer qualquer coisa gordurosa?!

Não preciso dizer que durante essa semana minha vida ficou muito sem graça... E ainda perdi uns 3 quilos gente! Apesar de ter gostado porque perdi uma barriguinha extra que eu tinha adquirdo em Madrid, não gosto de emagrecer tanto não. No Rio, estou sempre neurótica pra ficar gostosa, e magra demais eu não acho legal! Mas não posso negar que entrei no perfil das francesas, que são inacreditavelmente magras (e o pior, não têm celulites arrrr que raiva!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário