terça-feira, 13 de outubro de 2009

Les Bon Marché!!!







Hoje, depois de uma conversa com a minha concunhada, resolvi falar um pouco das boas compras em Paris, les Bon Marché!

Para quem sempre achou que isso era impossível, aqui vão umas dicas de lugares e épocas boas para comprar!

É verdade que Paris é uma das cidades mais caras do mundo e para nós brasileiros, que temos como moeda o Real, a primeira impressão que temos é que tudo vai sair no mínino três vezes mais caro do que no Brasil. No entanto, não é bem assim. Uma vez, eu recebi um e-mail dizendo que o povo brasileiro era o mais rico do mundo pela quantidade de impostos que pagamos em cima de cada produto. Quando viajamos e, mais ainda, quando moramos no exterior (falo de EUA e Europa, que foi aonde tive as minhas experiências) vemos que isso é a mais pura realidade. Sem os impostos aplicados pelo governo aí no Brasil, de uma maneira geral, tudo aqui sai muito mais barato do que no nosso país. Fora isso, existem algumas lojas que têm um preço incrível para os seus produtos e é nessa hora que a gente vê que vale muito a pena comprar algumas coisinhas por aqui!

Vamos começar pelas roupas!!! Gente, tem um shopping outllet em Paris que se chama La Vallée Village e é tudo de bom!!! Todas as lojas têm redução nos preços a partir de 33%!! Agora dêem uma olhada em algumas das principais marcas do shopping: Armani, Burberry, Cacharel, Calvin Klein, Cerruti, Christian Laccroix, Diesel, Dolce & Gabana, Guess, Givenchy, Jimmy Choo, Kenzo, Longchamp, Nike Factory Store, Pepe Jeans, Puma, Polo Ralph Lauren, Timberland, Tommy Hilfiger, entre muitas outras! Eu já fui lá umas três vezes e sempre saí do local com no mínimo uma sacolinha! O shopping fica a uns 40 minutos do centro de Paris com o RER (A4). Quem for, vai ver que esse RER é o mesmo trem que se pega para ir à Disney, aliás, a parada do shopping (Val D’Europe) é apenas uma parada antes da do parque (Marne-la-Vallée). Como é um pouco longe e o espaço é bem grande, é bom reservar uma tarde inteira para as compras no outlet, menos que isso, eu acho pouco.

Estranhamente, esse shopping não é muito conhecido pelos turistas brasileiros e eu não sei bem o porquê, já que eu nunca vi um povo para gostar tanto de comprar como o nosso! Essa rede de outlets está espalhada por várias cidades na Europa: Barcelona, Madrid (que é uma maravilha também!), Londres, Dublin, Bruxelas, Munique, Nurenberg, Frankfurt e Milão. Para mais informações entrem no site do daqui de Paris!

Fora o outlet, eu gosto muito de três lojas: Naf Naf, Zara (bem mais barata do que no Brasil!) e HM. Essas lojas vão do chique ao alternativo com muitas opções e preços ótimos!!! Para os esportistas, a Go Sport e a Decathlon são tudo de bom!!

Para comprar coisas para casa, eu tenho paixão por algumas lojas. A Ikea e a Maison du Monde são duas delas que têm preços muito legais. A Ikea é uma loja sueca enorme, super conhecida por aqui e também espalhada por todo o mundo. É daquelas lojas que você passa um dia inteiro e compra desde o sofá até a frigideira! Para os que vêm a turismo vale à pena comprar coisas como fronhas de almofadas, utensílios para cozinha (panelas e frigideiras de ótima qualidade por um preço muito barato!), cortinas e toalhas diferentes, sei lá, tudo o que couber na mala!! Se bem, que uma vez, uma amiga da minha sogra, a Carmem, voltou para o Rio com duas cadeiras da Ikea na mão hahah Apesar de a moça da alfândega ter achado um pouco estranho, ela não teve problemas e ficou muito satisfeita, afinal cada cadeira custou só 3 Euros!

Já a Maison du Monde não vende móveis e sim acessórios lindos e originais para casa. Desde o porta-retrato até os imãs de geladeira, passando por velas, almofadas, toalhas de mesa, talheres, caixas de chá, bandejas... Gente, tudo mesmo! É tudo muito legal! As melhores coisas são o preço e a originalidade! Vale  dar uma entradinha em uma das Maison du Monde espalhadas por Paris. O site da loja é http://www.maisondumonde.com/

Um pouco mais cara, mas ainda assim mais barata do que as lojas do gênero no Brasil e com coisas simplesmente maravilhosas, é a Geneviève Lethu. Ai meu Deus, essa loja é de babar... Para quem tem um pouquinho mais para gastar, vale à pena!! Talheres, utensílios para cozinha, roupa de cama e de banho.. sei lá, tudo que existe de mais lindo para casa está ali!

Um pouco cara também, mas com os utensílios mais diferentosos e modernos que eu já vi, é a marca Pylones. Com cada coisa lindinha e fofinha, a marca é vendida em vários lugares, mas eu sei que tem várias lojas próprias, uma delas pertinho da Sacre Coeur. Não custa nada passar para dar uma olhadinha!! Aí embaixo está um açucareiro da Pylones, não é uma graça?

            


É lógico que eu não posso deixar de falar aqui das grandes marcas de luxo também. Para quem tem dinheiro, aqui é o paraíso do luxo! Lojas como Louis Vuitton, Gucci, Givenchy, Channel, entre muitas outras estão espalhadas pela cidade, mas tem uma rua, que não é a Champs Elysées, que é uma coisa! É a Avenue Montaigne! Essa rua é um delírio! Pra mim, é só pra babar mesmo, mas quem sabe um dia eu não chego lá? Mesmo sem entrar em nenhuma loja, faz bem pros olhos andar por ali. Mulheres super elegantes, carrões parados com motoristas dentro e vitrines mais do que luxuosas. Não sei, mas nunca vi uma rua tão chique como essa! Nem mesmo a Fifth Avenue em NY é assim, essa avenida daqui de Paris tem um ar diferente. Tem que ir olhar, e, para os que têm bala na agulha, vale à pena comprar! Quem quiser chegar no local de metrô, as paradas são Franklin D. Roosevelt, linha 1 e 9, e Alma Marceau, linha 9. Olha que charme a avenue Montaigne aí na foto seguinte!




Para finalizar vou falar das Grandes Magazines: Galeries Lafayette, Printemps e Le Bon Marché (essas são as que eu mais gosto, mas existem ainda a BHV e a Samaritaine). Todas vendem tudo de tudo e dentro delas a gente encontra todas as marcas, inclusive as mais luxuosas de acessórios, roupas, jóias e também uma parte especial para casa! Na Boulevard Haussmann estão as maiores lojas da Galeries Lafayette e da Printemps (a parada Auber do RER (A) te deixa na cara do gol!). Os prédios em si são lindos também, a arquitetura é um deslumbre! A Lafayette da Haussmann e o Bon Marché têm ainda os seus supermercados, que eu não preciso nem dizer que são tudo de bom!!! São caros, mas têm todos os melhores produtos de cada lugar do mundo. Essas lojas são paradas obrigatórias para quem vem a Paris!




Ufa, escrevi pra caramba, mas faltou dizer as épocas das promoções. Em julho e janeiro, a cidade ferve com os super descontos que as lojas fazem! O outlet também entra em promoção e fica tudo realmente muito barato!! Entretanto, como nem tudo é perfeito e Deus não dá asas à cobra, as lojas mais luxuosas não reduzem os seus preços... Até que acho isso bom, senão acho que já estaria falida aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário