segunda-feira, 29 de março de 2010

Julie & Julia






Alguém aí já viu o filme Julie and Julia? Ele foi lançado ano passado, mas só vi nesse fim de semana e gostei muito! É um filme calminho que fala sobre a paixão de cozinhar, e a história mostra a vida duas mulheres, uma delas, a Julia, que veio morar em Paris com o seu marido e resolveu fazer o Cordon Bleu. Para quem não conhece, o Cordon Bleu é o curso de gastronomia mais famoso e renomado do mundo, e a sua sede é aqui, em Paris. Eu comecei a gostar bastante de cozinha depois que vim morar aqui e logo tive a idéia de fazer um curso no instituto, mas depois que vi os preços, desisti rapidinho! Do Cordon Bleu saem os maiores chefes de cozinha do mundo e a tradição do curso atravessa tempo e fronteiras. Talvez por isso fazer um curso lá seja tão caro. O curso não é um simples curso, é um investimento de vida, é como se fosse uma universidade da melhor culinária do mundo.

Pois é, o filme fala das histórias de duas mulheres: a de Julia Child, que nos anos 50 fez o Cordon Bleu e escreveu um livro de receitas baseada no seu curso, o Mastering the Art of French Cooking; e a de Julie Powell, que fez um blog se baseando nas receitas deste livro e se propôs um desafio de fazer 524 receitas em um ano (365 dias), sempre testando antes de colocar no blog. Essa história é real e o blog de Julie acabou virando livro e filme! O Cordon Bleu também ficou super lisongeado e desenvolveu um curso com o nome de  uma de suas maiores aluna, Julia Child, e ainda colocou em seu site oficial uma aba só para Julie and Julia.

O filme vale muito a pena e me deixou com mais vontade de fazer um curso lá no Cordon Bleu. Eu vou ver se faço alguns cursos menores, de um dia ou algumas horas, que apesar de caros, são mais acessíveis. Ah, eu decidi também que vou comprar o livro de Julie Powell, para testar as receitas aqui mesmo em Paris! Depois que eu comprar, eu conto como me saí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário