sexta-feira, 5 de março de 2010

Um dia no Marais






Olá! Hoje vou falar sobre o Marais, um bairro super badalado daqui de Paris. O Marais é conhecido como o bairro dos judeus e dos gays, mas a verdade mesmo é que o local é super descolado, cheio de bares, boites e lojas únicas! E para quem quer fugir dessa agitação, o Marais tem em suas ruas três grandes museus, uma praça lindíssima, várias galerias de arte e ainda uma arquitetura de encher os olhos. Ou seja, o Marais agrada a todos mesmo!

Eu já tinha ido á, em um domingo de primavera, com o Leo, para conhecer a famosa Place de Vosges, mas ainda não tinha ido nos museus nem conhecer as suas famosas lojas! Pois bem, fui com a minha sogra. Tiramos um dia para conhecer tudo do bairro e, lógico, os museus.

A nossa primeira parada foi o museu Carnavalet. Acho que ele não é tão conhecido entre os turistas, mas eu vou dizer: vale muito a pena! Ele conta toda a história de Paris, através de quadros e maquetes. Eu me senti na Paris de séculos atrás. Incrível, aliás, indescritível! O museu parece ser pequeno, mas depois que você começa a caminhar lá por dentro, você percebe que o acervo e o espaço físico são enormes! A entrada é gratuita, o que é melhor ainda. Cultura de graça é sempre bem vinda né? O endereço do museu é 23, rue de Sévigné.

Saímos do museu e fomos buscar um lugarzinho para comer. No meio do caminho, na biblioteca do bairro, estava tendo uma exposição fotográfica e filmográfica das enchentes que assolaram Paris, em meados do século XX. Como estava muito cheio - e com muitas excursões escolares - resolvemos não entrar e seguir direto para o almoço. É lógico que enquanto caminhávamos íamos entrando em todas as lojinhas. Tem cada loja lá... Cada roupa super diferente! O problema é que não são baratas. Também, nem tudo é perfeito né?

Do restaurante fomos direto à Place de Vosges, para ver a praça, claro,  mas também para visitar a Maison Victor Hugo, que fica localizada ali em frente, em meio às muitas galerias de arte do local. Para a nossa decepção, a casa estava fechada para reforma. Não me lembro até quando fica fechado, mas acho que por mais uns dois meses. Vou ficar esperando para voltar lá! De qualquer maneira, aí vai o endereço: 6, place des Vosges.

Partimos então em direção ao museu do Picasso, que era um dos lugares que eu mais queria conhecer aqui em Paris. Mas adivinha? Também tava fechado para reforma e o pior é que vai continuar fechado até 2012!!! Que isso gente, muito tempo... fiquei revoltada.  Só não me revolta mais,\ porque eu já fui no de Barcelona.

Depois disso, ficamos um pouco desanimadas e acabamos voltando para casa. Quando cheguei, fui pesquisar um pouco mais sobre o bairro e acabei descobrindo que tem um mercado chamado Les Enfants Rouges. Segundo o que eu li, é o mercado mais antigo de Paris e além das barraquinhas que vendem de tudo, estão ali também restaurantes super charmosinhos. Ou seja, é uma ótima opção ir conhecer os encantos do mercado e acabar matando a fome em um dos restaurantes do local! Já combinei com o Leo que vamos lá quando a primavera chegar! O mercado está na rue de Bretagne.






Nenhum comentário:

Postar um comentário